Meditações Diárias | 31 de Maio | J.C. Philpot

|

Para que me glorie com a tua herança❞. (Salmos 106:4)

A Igreja é a herança de Cristo. Ele a comprou com o Seu próprio sangue. Ele foi até o cativeiro por ela, e Ele a redimiu derramando o Seu sangue precioso por ela. Agora, essa herança se gloria: “Para que me glorie com a tua herança”.

E em quem a Igreja se gloria? Gloria-se em Sua Cabeça pactual. Não se gloria em si mesma — em ser piedosa, em justiça própria, em sua força ou religiosidade. “Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor”. “Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor”. A glória da Igreja é gloriar-se na sua Cabeça Pactual, gloriar-se em Cristo e somente nEle; gloriar-se em Sua força, amor, sangue, graça e justiça; e para se gloriar nisso, ela em si mesma fica coberta de vergonha.

Ninguém pode se gloriar em Cristo até que seja despojado de sua própria glória. Não há como colocar a coroa da glória na cabeça do eu E na cabeça do Mediador. Não há como dizer: “Eu obtive isso por minha própria força”, e colocar a coroa sobre aquela Cabeça. Não há como dizer: “Eu obtive isso por meus próprios esforços”, e colocar a coroa nos esforços de Cristo. Não! Para que se glorie em Cristo, um homem deve ser coberto de vergonha e confusão. Ele deve ser rebaixado em seus sentimentos; ele deve ter a boca no pó; ele deve se abominar no pó e na cinza diante de Deus; ele deve se ver e se perceber como o principal dos pecadores e “menos do que o menor de todos os santos”; ele deve saber e sentir que é um desgraçado de fato.

E então, quando ele se encontra no pó da humilhação, se uma visão da glória do querido Redentor alcançar os seus olhos e inflamar o seu coração, ele se gloria em Cristo, e somente nEle. E toda a “herança” de Deus se gloria nEle. Os tais não podem se gloriar em nada mais, e sua maior realização é colocar toda a glória da salvação, do início ao fim, simplesmente sobre a cabeça de Cristo, a quem essa glória pertence.

 

Título original: Daily Portions — Via: GraceGems.org: • Traduzido e publicado com permissão. Tradução por Juliana e Ana Beatriz Oliveira Meninel • Revisão por Camila Rebeca Teixeira