Meditações Diárias | 13 de Junho | J.C. Philpot

|

Bem ouvi eu que Efraim se queixava, dizendo  (Jeremias 31:18)

Uma percepção espiritual do pecado é indispensável à salvação. Um senso do mal deve preceder e preparar a alma para uma aceitação e devida apreensão do remédio. Onde quer que Deus pretenda revelar o Seu Filho com poder, onde quer que Ele pretenda fazer do Evangelho “um som alegre”, Ele primeiro faz a consciência sentir e gemer sob o fardo do pecado. E tenho certeza de que quando um homem estiver sofrendo sob o peso pecado, ele estará cheio de gemidos.

A Bíblia registra centenas de gemidos do povo de Deus sob o fardo do pecado. Um grita: “As minhas chagas cheiram mal e estão corruptas, por causa da minha loucura.
Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando todo o dia” (Salmos 38:5-6). Outro clama: “Porque a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura” (Salmos 88:3). Um terceiro geme: “Ele me guiou e me fez andar em trevas e não na luz” (Lamentações 3:2). Um homem vivificado deve chorar sob tais circunstâncias. Ele não consegue carregar o fardo sem se queixar do seu peso. Ele não pode sentir a flecha grudada em sua consciência sem gemer sob a dor. Ele não pode sentir o verme corroendo seus órgãos vitais sem gemer por seu veneno. Ele não pode sentir que Deus está indignado contra ele sem gemer amargamente por ter o Senhor como seu inimigo.

O gemido espiritual, então, é uma marca da vida espiritual, e é algo que Deus reconhece como tal. “Bem ouvi eu que Efraim se queixava”. Isso mostra que ele tem algo para lamentar; algo para fazê-lo gemer, estando sobrecarregado; que o pecado foi revelado a ele em sua odiosa malignidade; que o pecado é um problema e angústia para a sua alma; que ele não pode entretê-lo como um doce debaixo de sua língua, mas que foi descoberto pelo olho penetrante, e punido pela mão castigadora de Deus.

 

Título original: Daily Portions — Via: GraceGems.org: • Traduzido e publicado com permissão. Tradução por Juliana e Ana Beatriz Oliveira Meninel • Revisão por Camila Teixeira