Textos

❝Citações❞ #1 │ Lewis Bayly │ Os Dois Principais Fundamentos da Prática da Piedade

 

Olá pessoal!

 

Pela graça de nosso Deus, iniciamos hoje a série “Citações”. Sabe quando você lê uma frase ou trecho de um livro e quer mostrar para o maior número de pessoas possível, começando pelas mais chegadas? Pois é!

 

Já faz um tempo que estava pensando em um meio de compartilhar as citações que mais me marcaram. Então, desse anelo nasceu a série “Citações”, onde compartilharei com vocês algumas citações das leituras que faço. Espero que seja edificante para vocês como o foi para mim. Que nosso Deus faça assim em, por e para nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

 

•••

 

❝Citações❞ #1 │ Lewis Bayly │ Os Principais Fundamentos da Prática da Piedade

 

Começaremos a série com uma citação pelo Puritano Lewis Bayly, extraída de seu livro “A Prática da Piedade”. A citação é a seguinte:

 

❝Certamente não pode haver piedade verdadeira sem o conhecimento de Deus. Também nenhuma boa prática pode haver sem que o homem tenha conhecimento de si próprio. Por isso, lançaremos o conhecimento da majestade de Deus e da miséria do homem como os principais fundamentos da Prática da Piedade.❞*

 

Essa citação me marcou profundamente assim como todo o livro “A Prática da Piedade”. Deus usou muito esse livro do Lewis Bayly para minha edificação e crescimento espiritual bem no início da minha descoberta da Fé Cristã Bíblica, a Fé Reformada.

 

A frase citada funciona como um princípio que norteia todo o livro. Bayly evidencia o que julgava ser o fundamento da piedade prática: o conhecimento. Mas não qualquer tipo de conhecimento, o conhecimento bíblico relacionado a dois temas principais:

 

(1) A majestade de Deus e

(2) A miséria do homem

 

Esse entendimento acerca de Deus e do homem está no cerne da verdadeira teologia Bíblica, Reformada e Puritana. É difícil ler Bayly falando sobre “a majestade de Deus” e não lembrar que essa era uma das frases preferidas de João Calvino, ou ouvir sobre a miséria do homem e não lembrar da famosa frase de Lutero: “Nós somos mendigos, essa é a verdade”.

 

Como um jovem que desejava ardentemente ser um praticante, essa lição bíblica de Lewis Bayly exerceu uma forte influência sobre mim, desde a primeira vez que o li até este exato momento.

 

Que, pela graça de Deus, possamos lançar mão desse conhecimento bíblico e sermos praticantes da piedade para a glória de Deus!

 

__________

* BAYLY, Lewis. A Prática da Piedade. Diretrizes para o cristão andar de modo que possa agradar a Deus. 1ª Ed. [Tradução: Odayr Olivetti]. São Paulo: Publicações Evangélicas Selecionadas (PES), 2010, p 46.

 

• Compre esse livro: https://sheddpublicacoes.com.br/vida-crista/272-pratica-da-piedade-a.html

TEMAS

AUTORES

ARQUIVOS

INSCREVA PARA RECEBER
NOSSAS ATUALIZAÇÕES: