Textos

A Não Ser que Eu Creia Jamais Entenderei │ Anselmo de Cantuária │ ❝Citações❞ #5

 

A quinta citação de nossa série é retirado no livro “Conhecendo o Deus Trino”, por Tim Chester (Editora Fiel), contudo, a citação é de outro autor, Anselmo de Cantuária.

 

Anselmo de Cantuária (1033-1109), foi um monge beneditino, filósofo e arcebispo de Cantuária entre 1093 e 1109. Chamado de fundador do escolasticismo. Ele é mais conhecido por ter criado o argumento ontológico para a existência de Deus. 

 

Mas a sua maior contribuição para a teologia bíblica é a sua visão de que a morte expiatória de Cristo na cruz foi essencialmente uma satisfação do Filho à justiça do Pai, pelos pecados dos homens.

 

Embora o sue argumento ontológico mostre que Anselmo cria que a razão pode ser usada para provar a existência de Deus; por outro lado, ele também que cria é impossível conhecer o Deus verdadeiro sem que antes creiamos nEle. A citação de hoje deixa isso bem claro:

 

❝Reconheço, ó Senhor, com gratidão, que tu criaste esta tua imagem em mim, para que me lembrando de ti, possa eu pensar em ti, possa amar-te. Mas esta imagem é tão deturpada e desgastada por minhas culpas, é tão obscurecida pela fumaça dos meus pecados, que não pode fazer aquilo que foi feita para fazer, a não ser que tu a renoves e reformes. Não tento, ó Senhor, penetrar tua alteza, pois não posso começar a igualar meu entendimento com ela, mas desejo, em alguma medida, compreender a tua verdade, a qual meu coração crê e ama. Pois não procuro compreender a fim de crer, mas creio a fim de compreender. Nisto também creio: “a não ser que eu creia, jamais entenderei” (Proslogion, 1).❞*

 

A citação acima resume o mote de Anselmo que era “fides quaerens intellectum” (fé em busca de entendimento), que, para ele, significava ”um ativo amor de Deus em busca de um conhecimento mais profundo de Deus”.**

 

Que possamos aprender com Anselmo, que nossa teologia seja “fé em busca de entendimento” de Deus e para a glória de Deus!

 

__________
* CANTUÁRIA, Anselmo de. Apud CHESTER, Tim. A Trindade e a Revelação, Cap. 8. In: CHESTER, Tim. Conhecendo o Deus Trino: porque Pai, Filho e Espirito Santo são boas novas. 1ª Ed. [Tradução: Elizabeth Gomes]. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2016. pp 123-124.

 

** Anselmo de Cantuária. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anselmo_de_Cantu%C3%A1ria -Acesso em: 12 set 2017.

 

• Compre esse livro: https://www.editorafiel.com.br/teologia/129-conhecendo-o-deus-trino.html

 

TEMAS

AUTORES

ARQUIVOS

INSCREVA PARA RECEBER
NOSSAS ATUALIZAÇÕES: