Falar e Fazer │ Jonathan Edwards │ ❝Citações❞ #2

|

 

A segunda citação da nossa série é do grande Puritano Jonathan Edwards, extraída de seu livro “A Genuína Experiência Espiritual”, publicado em português pela PES, é que é um resumo da sua obra clássica “A Treatise Concerning Religious Affections” [Um Tratado Concernente às Afeições Religiosas]. A citação é a seguinte:

 

❝Tudo o que dizemos será inútil, se não for confirmado pelo que fazemos… Palavras custam pouco. É pela dispendiosa e desinteressada prática cristã que mostramos a autenticidade de nossa fé.❞*

 

A frase supracitada está contida na Parte III: Os sinais que distinguem verdadeiras emoções espirituais. E ponto 14: A prática cristã é, para os outros, o principal sinal da sinceridade de um convertido. Bom, penso que isso já resume bem o contexto em que essa citação está inserida.

 

É um verdadeiro cuidado de todo aquele que quer seguir os ensinamentos bíblicos fugir da tão terrível ‘hipocrisia”, que pode ser definida, meio que parodiando a frase do Edwards, como: “Inutilizar o que dizemos por não o confirmarmos, fazendo”. De fato, errar aqui, isto é, dizer e não fazer, é errar em tudo e simplesmente tornar inútil toda a sua suposta vida crista.

 

Infelizmente, vejo que esse é um problema comum, e é mais sútil do que se pensa. Por exemplo, você ouvir alguém dizer que quer conhecer, buscar e ter comunhão com Deus, mas que ao mesmo tempo não quer ler a Bíblia? Ou talvez você já tenha visto, aquela pessoa que se diz Jesus Cristo é o seu senhor que toda a sua vida pertence a Ele, mas não tempo para adora-lO e servi-lO ao lado seus irmãos no contexto da igreja local?

 

__________
* EDWARDS, Jonathan. A Genuína Experiência Espiritual, ou Experiência Espiritual, Verdadeira ou Falsa. 1ª Ed. [Tradução: Marcia Serra Ribeiro Viana]. São Paulo: Publicações Evangélicas Selecionadas (PES), 1993. p. 107.

 

• Compre esse livro: https://sheddpublicacoes.com.br/vida-crista/159-genuina-experiencia-espiritual-a.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.