Ajudando os Nossos Filhos a Amarem a Palavra de Deus

|

A maioria de nós quer que nossos filhos cresçam amando a Palavra de Deus. O desafio é nutrir esse anelo sem que ele se torne mais um “tenho que fazer” do que um “tenho desejo de fazer”. Porém, se formos honestos, admitiremos que todos podemos nos sentir letárgicos ao ler as nossas Bíblias às vezes. Certo?

A Armadilha do Desempenho

Com frequência, desenvolvemos nosso próprio estilo pessoal de devocional (sim, até mesmo quanto temos oito filhos!) que logo se torna o nosso padrão de disciplina espiritual aceitável. Pode ser quinze minutos de leitura da Bíblia pela manhã. Em pouco tempo, porém, acabamos nos sentindo culpados e “indignos” quando lemos por menos de quinze minutos. Por outro lado, quando ultrapassamos esse prazo, nos sentimos um pouco mais “dignos” aos olhos de Deus! Esse é um sinal de que nos permitimos cair em uma armadilha do desempenho. Não estamos mais baseando nossa situação diante de Deus somente na obra consumada de Cristo. Antes, estamos baseando nossa situação (pelo menos até certo ponto) em quão bem mantemos nosso próprio padrão de leitura diária da Bíblia.

Por que isso é importante? Bem, se quisermos ajudar nossos filhos a desenvolverem um amor pela Palavra de Deus que possa resistir ao teste do tempo, então precisamos lidar com as potenciais armadilhas ao formar tal hábito.

Em Gálatas 3:3, Paulo compartilha as suas fortes preocupações com os crentes que haviam começado baseando a sua situação diante de Deus na obra dEle, mas depois acabaram se baseando em suas próprias obras.

“Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?”

É importante lembrar que ler a Palavra de Deus diariamente não é algo que fazemos para que permaneçamos salvos. Pelo contrário, é algo que fazemos para que permaneçamos seguros!

Afinal, por que queremos que nossos filhos amem a Palavra de Deus? É para que eles se pareçam com bons cristãos? Será que os outros ficarão impressionados com a espiritualidade dos nossos filhos? Ou é porque sabemos que Deus abençoa aqueles que leem, estudam e se submetem à Sua Palavra?

Fundamentos Importantes

É fundamental que comecemos pelos fundamentos corretos. Aqui estão alguns dos princípios bíblicos mais importantes que precisamos ensinar aos nossos filhos:

  1. Deus é a autoridade suprema em nossas vidas (Deuteronômio 4:39).
  2. Deus nos deu a Sua Palavra para nos ajudar a conhecer e compreender o Seu caráter, a Sua vontade e a Sua direção para as nossas vidas (Salmos 119:105; João 1:1).
  3. A Bíblia é diferente de qualquer outro livro no mundo. A Bíblia é “viva e eficaz”. Em outras palavras, quando abrimos as nossas Bíblias, Deus abre a Sua boca (Hebreus 4:12).
  4. A Bíblia nos diz como viver uma vida que agrada totalmente a Deus (2 Timóteo 3:16-17).
  5. Nem sempre teremos vontade de ler as nossas Bíblias, porém quando lemos a Palavra de Deus regularmente (pelo fato de que Deus sabe o que é melhor), seremos abençoados (João 8:31-32).

A Prática

Aqui estão algumas dicas práticas para ajudar nossos filhos a desenvolverem o excelente hábito de ler a Palavra de Deus.

  • Desenvolva um Apetite

Se seus filhos o veem lendo a Palavra de Deus com frequência e buscando respostas e instruções ali, eles seguirão o seu exemplo. Quanto mais você ler a Palavra para os seus filhos (durante os momentos de culto familiar, por exemplo), mais eles desenvolverão um apetite e uma familiaridade saudável com ela. Se toda a família ler as Escrituras diariamente, seus filhos não acharão incomum seguir esse padrão por si mesmos.

  • Comece Cedo

Assim que seu filho conseguir ler, compre uma Bíblia para ele. Nós fazemos disso um momento especial em nossa família. Isso comunica ao seu filho que ler a Palavra de Deus é a maior utilidade de sua nova habilidade.

  • Escolha uma Versão Bíblica Confiável

Seria muito útil se seus filhos lessem a mesma versão bíblica agora que lerão posteriormente na vida. Pode ser difícil reaprender versículos em uma versão diferente no futuro (especialmente ao memorizar as Escrituras). Faça uma pesquisa e escolha uma versão que seus mentores piedosos possam verificar e confiar.

  • Defina Expectativas Realistas

Evite iniciar com seu filho tendo a expectativa de que ele precisa ler cinco capítulos da Bíblia todos os dias. Isso somente o frustrará! Incentive os seus filhos a lerem sistematicamente (versículo por versículo), não aleatoriamente (uma parte diferente da Bíblia a cada dia). É melhor que eles leiam um versículo e o compreendam, do que um capítulo inteiro sem que o assimilem.

  • Ensine-os a Como Ler a Bíblia

Nós devemos ensinar nossos filhos a lerem a Palavra de Deus. Eles devem saber a diferença entre narrativa, poesia, epístolas etc. Um ótimo recurso sobre esse tópico é “Understanding the Bible in 30 Days” [Entendo a Bíblia em 30 dias], de Max Anders. Incentive os seus filhos a lerem em espírito de oração a Palavra de Deus e aplicarem o que aprenderam (por exemplo, “Senhor, por favor, ajude-me a ser paciente com os meus irmãos”). Peça-lhes que extraiam princípios a serem vividos e verdades sobre Deus.

  • Peça Feedback

No café da manhã ou no jantar, peça aos seus filhos que compartilhem algo que leram na Palavra de Deus recentemente. Isso tem estimulado a leitura bíblica de nossos filhos e nos permite ver como eles estão indo. Também torna comum o hábito de ler a Palavra de Deus.

  • Pastoreie o Coração

Fale com os seus filhos muitas vezes sobre a importância da Palavra de Deus e os desafios de mantê-la no centro de nossas vidas. Ao acompanhá-los e compartilhar como você por vezes negligencia a leitura da Bíblia e nem sempre sente vontade de lê-la, você os ajuda a entender que você também é humano.

Resumo

Encorajar os nossos filhos a desenvolverem o hábito de ler a Palavra de Deus não os impedirá de apreciá-la e valorizá-la. Isso os ajudará a desenvolverem uma disciplina enquanto jovens, para que se torne um hábito muito mais fácil à medida que crescem. Ao nos comunicarmos regularmente sobre o Deus que lemos (adorando-O em nossas famílias e tornando-O central em nossa vida), o amor de nossos filhos pela Palavra de Deus e a compreensão do Deus da Palavra crescerá.

Faça com que o seu exemplo seja o de alguém que sinceramente ama a Deus e a Sua Palavra. Assim, os seus filhos serão muito mais propensos a seguir os seus passos.

 

Título original: Helping Our Children Develop A Love For God’s Word — Via: NCFIC.org • Traduzido e publicado com permissão. Tradução por Camila Rebeca Teixeira • Revisão por William Teixeira