Meditações Diárias | 09 de Agosto | J.C. Philpot

|

❝A piedade para tudo é proveitosa❞ (1 Timóteo 4:8)

O que significa ser “proveitosa”? Eu posso defini-lo em uma frase curta: ela faz bem à alma. A “piedade” é proveitosa para todas as coisas, fazendo bem à alma em todas as circunstâncias. Aqui ela se destaca e é separada de toda natureza mundana. Aqui se distingue do “exercício físico que para pouco se aproveita”. “A piedade para tudo é proveitosa”: Na doença, na saúde; no sol, na tempestade; sobre o monte, no vale; em qualquer circunstância que o filho de Deus possa estar, a “piedade” ou melhor, o “exercício” da piedade é proveitoso. E ela é estimulada por essas circunstâncias. Ela vive diante das provações; é fortalecida pela oposição; torna-se vitoriosa pela derrota; vence apesar de todos os inimigos. “Enfrenta cada tempestades e, por fim, vive”.

A piedade não morre como “exercício corporal”; não floresce e desaparece em uma hora; não é como a aboboreira de Jonas que cresceu e murchou em uma noite; não deixa a alma nos horrores do desespero quando mais precisa de consolo; não é um amigo falso e inconstante que vira as costas nos dias escuros e nublados da adversidade. É “um amigo que ama em todos os momentos”, pois o Autor dela “é mais chegado do que um irmão”.

A piedade permanece em um leito de enfermidade quando o corpo é atormentado pela dor; pode entrar numa masmorra, como aconteceu com Paulo e Silas quando seus pés estavam acorrentados; pode ir e foi com mártires ao madeiro; acalma o travesseiro da morte; leva a alma para a eternidade; e, portanto, “para tudo é proveitosa”. É um amigo constante; um companheiro abençoado; a vida da alma; a saúde do coração; sim, “Cristo em vós, a esperança da glória”. É a própria obra de Deus, a própria graça de Deus, o próprio Espírito de Deus, a própria vida de Deus, o próprio poder de Deus, os lidares de Deus que culminam na própria bem-aventurança de Deus; e, portanto, “para tudo é proveitosa”.

 

Título original: Daily Portions — Via: GraceGems.org: • Traduzido por Camila Teixeira