A Salvação é Um Presente de Deus

|

“PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS, POR MEIO DA FÉ; E ISTO NÃO VEM DE VÓS, É DOM DE DEUS”.

 

A salvação pode ser chamada Theodora, ou presente de Deus. E cada alma salva pode tomar por sobrenome, Dorothea, que é uma outra forma da mesma expressão. Multiplique suas frases e expanda suas exposições, mas a salvação verdadeiramente rastreada para a sua fonte está contida no dom inefável: A livre benção imensurável de amor!

A salvação é um dom de Deus em oposição a um salário. Quando um homem paga ao outro seu salário, ele faz o que é certo e ninguém pensa em condená-lo por isso. Mas louvamos a Deus pela salvação, porque não é o pagamento da dívida, mas o dom da graça. Nenhum homem entra na vida eterna na terra, ou no Céu, como sua dívida, é dom de Deus. Nós dizemos: “Nada é mais livre do que um presente”. A salvação é tão puramente, absolutamente um dom de Deus que nada pode ser mais livre! Deus dá-la porque Ele escolhe dar de acordo com esse grande texto que tem feito amiúde um homem morder o lábio em fúria: “terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer” [Êxodo 33:19]. Vocês todos são culpados e condenados, mas o grande Rei perdoa quem Ele quer do meio de vós! Esta é a Sua prerrogativa real! Ele salva segundo a infinita soberania da graça.

A salvação é um dom de Deus, isto é completamente assim, em oposição à noção de crescimento. A salvação não é uma produção natural interior. Ela é trazida de uma região estrangeira e plantada no coração por Mãos celestiais! A salvação é em sua totalidade um dom de Deus. Se você a tem, aí está, completa! Você vai tê-la como um presente perfeito: “Não. Eu vou produzi-la em minha própria oficina”. Você não pode forjar um trabalho tão raro e caro na qual até mesmo Jesus gastou o sangue de Sua vida! Aqui está uma túnica sem costura tecida de alto a baixo. Ela cobrirá você e o fará glorioso! Você a terá? “Não. Eu sentarei no tear e tecerei a minha própria veste”. Que insensato orgulhoso você é! Você fia teias de aranha! Você tece um sonho! Oh, que você tomasse gratuitamente o que Cristo sobre a cruz declarou estar consumado!

Ela é o dom de Deus. Ou seja, é eternamente segura em oposição aos dons dos homens, que logo passarão. “Não vo-la dou como o mundo a dá” [João 14:27], diz nosso Senhor Jesus. Se o meu Senhor Jesus dá-lhe a salvação, neste momento, você a tem e você a terá para sempre! Ele nunca irá tomá-la de volta, e se Ele não tomá-la de você, quem pode?

Se Ele te salva, agora, pela fé, tu és salvo, tão salvo que tu jamais perecerás, nem ninguém te arrebatará de Sua mão.

Que seja assim com todos nós! Amém.

 

Excerto do Sermão “Tudo de Graça“, por Charles Spurgeon.

 ***

Deitados em Tuas mãos descansamos
E somente em Ti nos deleitamos
Em Tua luz veremos a Luz
À Vida Eterna, Tua Graça nos conduz.