Meditações Diárias | 04 de Novembro

|

❝ Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.❞ (1 Samuel 2:8)

Um homem nunca pode alcançar o céu a menos que peregrine para o céu, Sião, da maneira que Deus indicou que  o Seu povo deva fazer. É uma ilusão pensar que estamos indo para o céu a menos que conheçamos algo do ensino divino na alma. Mas se conhecemos alguma coisa do ensino divino, sabemos o que é ser pobre e necessitado, sabemos o que é, em alguma medida, colocar a boca no pó. Porém, muitas pessoas confundem o caminho para o céu.

O modo comum é erguer uma escada para alcançar a terra e o céu, e subir progressivamente os diferentes degraus, finalmente subindo para a morada de Deus. Mas esse não é o caminho do povo de Deus. Eles têm que descer, descer e descer, para que sejam exaltados. Eles não “sobem, sobem, sobem”, a fim de escalar os muros do céu. Cada passo para cima no EU é, na realidade, apenas um passo para baixo; mas, por outro lado, cada passo para baixo no EU, para baixo nas profundezas da pobreza, para baixo na miséria perceptível, para baixo aflições da alma e nos verdadeiros gemidos de um coração quebrantado – todo passo desse tipo para baixo no EU é, de fato, um passo para cima em Cristo.

Até chegarmos ao fundo, não há promessa. Deus “levanta o pobre do pó”. Mas como? Ele faz isso em um momento. O Senhor não levanta o Seu povo degrau por degrau, permitindo-lhes escalar e engatinhar com as mãos e os pés em Sua direção. Mas, quando Ele levanta os pobres do pó, lhes dá um sorriso que chega, por assim dizer, até o fundo de seus corações; e esse sorriso tem um poder tão milagroso, uma eficácia tão atraente que os eleva em um momento do pó para o seio de Deus.

Quando, portanto, o Senhor levanta os pobres do pó, Ele não os levanta por um processo gradual, passo a passo, à medida que eles caem. Talvez isso demorasse muitos anos; mas eles são levantados em um momento. O Deus de toda graça, por uma palavra ou por um sorriso, levanta-os em um momento das profundezas mais baixas da degradação que sentem, “para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória”.

 

Título original: Daily Portions — Via: GraceGems.org: • Traduzido por Camila Teixeira