8 Ferramentas para uma Esposa Piedosa

|

Provérbios 14:1 diz: “Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos”. Se desejamos ser mulheres que edificam uma casa, então precisamos de ferramentas. Deus nos deu uma grande quantidade de instruções, ferramentas para que pudéssemos edificar bem. Eu quero mencionar oito delas.

1 – Busque a sabedoria. Se você deseja ser uma esposa sábia, isso começa por ser uma mulher sábia. Provérbios diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é o entendimento (Provérbios 9:10). Portanto, não há sabedoria sem conhecimento de Deus. Também não há como obter sabedoria sem suplicar por isso a Deus. Tiago nos assegura que se pedirmos com fé sem duvidar, então a sabedoria nos será dada (Tiago 1:5-6). Além desse fundamento de temer a Deus e pedir por sabedoria, eu diria que há dois fundamentos a serem lembradas. Primeiro, apenas resolva obedecer a Jesus em tudo. Ele diz que “todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será como um homem sábio que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7:24). Em segundo lugar, busque conselhos de outras pessoas. Provérbios 12:15 diz: “um homem sábio ouve conselhos”. Existem muitas mulheres piedosas na igreja. Elas possuem uma riqueza de conselhos. E um marido piedoso é uma dádiva do Senhor. Ouvi-lo resultará em sabedoria.

2 – Seja forte e trabalhe arduamente. A mulher de Provérbios 31 usa as mãos e, tendo trabalhado diligentemente, produz frutos. “Força e dignidade são suas vestes”, o que parece lindo, mas lembre-se que muito trabalho foi necessário para obter essa força. Observe a lista de verbos que identificam o seu trabalho árduo. Ela traz, busca, se acorda enquanto ainda é noite, faz bem ao seu marido, provê alimento, examina, se veste, avalia, coloca as mãos no fuso, não teme e faz. Não somos salvas por nossas obras, mas somos salvas para obras.

3 – Submeta-se ao seu marido. Efésios 5:24 é um versículo familiar e nos diz: “assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos”. É realmente notável que ao se submeter a um marido uma esposa esteja representando a igreja. Ela está pintando um quadro, por menor que seja, do que a igreja faz em relação a Jesus. O mandamento é amplo, diz que devemos nos submeter em tudo ao marido. Claro que isso significa tudo o que não seja pecaminoso. E isso não significa que quando percebemos que ele está tomando uma decisão muito ruim, devemos nos sentar em silêncio sem compartilhar nossos pensamentos. Mas isso significa que a vida da mulher casada deve ser marcada pela submissão ao marido. E os mandamentos de Jesus não são penosos.

4 – Busque glória, não glamour. Ser mulher é uma coisa gloriosa. De fato, a Escritura diz que somos a glória do homem. Então, você pode ser a coroa do seu marido ou a podridão dos ossos dele. Assim diz Provérbios 12:4: “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos”. Hoje, muitas mulheres buscam glamour. Elas querem muito ser vistas. Porém, como disse um escritor, “a esposa é a coroa do marido, não a sua pulseira de ouro”. Esse princípio diz respeito não apenas à nossa aparência externa, mas ao que realmente desejamos. Ver a glória de Deus e viver para mostrar a Sua maravilha ao mundo é a essência de viver como uma esposa piedosa.

5 – Respeite e honre o seu marido. Paulo fala sobre isso logo após sua exortação acerca da submissão ao marido. Ele diz: “a mulher reverencie o marido” (Efésios 5:33). Isso significa que a esposa deve estimar o seu marido e falar bem dele. Ela deve garantir que o lar seja um refúgio. Certamente haverá trabalho a ser feito pelo marido em casa, mas na maioria dos casos o ritmo da vida deve ser aquele em que você está ajudando-o no trabalho que ele executa. Isso acontece de maneira muito prática por meio de refeições frescas, palavras gentis, conselhos sábios enquanto ele pensa sobre os desafios e oportunidades diante dele. A esposa deve considerar o que o marido faz e como ela o ajuda a fazê-lo. Ela deve saber o que significa para ele ser bem-sucedido e ajudá-lo a seguir em direção a isso.

Respeito, claro, não significa que nunca digamos coisas difíceis. De fato, a esposa precisa falar a verdade ao marido como um modo de honrá-lo. Dizem que a esposa de Martinho Lutero, Katharina, observou que o marido estava entristecido. Logo, sendo uma esposa fiel, vestiu-se de preto. Quando ele a notou e perguntou por que ela estava vestida daquele modo, ela respondeu: “Bem, dada a sua atitude ultimamente, eu pensei que Deus estava morto!”.

6 – Mate o seu pecado. Se você não matar o pecado, o pecado matará você e seu casamento. A prateleira de autoajuda está repleta de livros e esses estão cheios de dicas rápidas e fáceis. Porém não há como edificar um lar cristão com passos rápidos. O trabalho constante e contínuo de identificar o pecado, confessá-lo e matá-lo é necessário. Para esse fim, o casamento é uma maravilhosa dádiva de Deus. O marido nos lava com a Palavra, o que significa que haverá questões que precisam ser confessadas. Isso funciona nos dois sentidos, então a esposa deve ter coragem, humildade e sabedoria bíblica para ajudar o marido a ver o pecado dele e lidar com isso também.

7 – Confie em Cristo. Uma mulher simplesmente não pode fazer o que deve sem confiar em Jesus Cristo. Os problemas surgem de todos os lados em um casamento quando uma mulher não confia no Senhor. Uma mulher é uma auxiliadora, vemos isso em Gênesis 2 quando a primeira mulher é criada. Mas ela deve ajudar os outros enquanto confia em Jesus e, se ela negligencia a parte de “confiar em Jesus”, seu auxílio se transforma em manipulação ansiosa. Porém, ainda que você se encontre nessa condição, a boa notícia é que você ainda pode confiar em Cristo e Ele ordenará a situação.

8 – Viva pela graça. Não há outra maneira de viver. Mesmo aqueles que não se rendem a Deus estão apenas vivendo por causa da graça dEle. Contudo, quero dizer que a esposa deve admitir que ela vive pela graça. Deus realmente derrama graça sobre graça sobre nós. Ele não deixará que as coisas desmoronarem. E é crucial lembrar disso porque qualquer mulher edificando a sua casa, auxiliando o seu marido e criando filhos dia após dia pode sentir como se as coisas estivessem desmoronando.

Porém, é exatamente nesse momento… que Deus concede mais graça.

 

Título original: 8 Tools for a Godly Wife — Via: Founders.org • Traduzido e publicado com permissão.
Tradução por Camila Rebeca Teixeira • Revisão por William Teixeira