Entre ou cadastre-se

Um Catecismo Ortodoxo: Prefácio

Um Catecismo Ortodoxo:
Sendo a Soma da
Religião Cristã,
Contida na Lei e Evangelho
Publicado
Para Prevenir o Câncer e
Veneno da Heresia e do Erro
Por Hercules Collins

“Examinai as Escrituras”. João 14:29.
“A palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia” (João 12:48).

Londres,
Impresso no ano de 1680.

 

•••

 

Prefácio

À Igreja de Cristo, que sob Confissão de Fé foi batizada, reu1nida em Old-Gravel Lane, Londres, graça, misericórdia e paz vos sejam multiplicadas, e a boa vontade dAquele que habitava na sarça esteja com os seus espíritos. Amém.

Amados,

Porquanto apenas um curto tempo é dado a qualquer um de nós neste mundo, e nada conhecendo senão meu cajado enquanto permaneço de pé próximo à porta, pronto para partir, estou desejoso de gastar meu tempo precioso na obra de meu Senhor, de forma que eu não retorne para Ele com o meu talento enrolado em um lenço, mas possa deixar para trás de mim algum pobre sinal e testemunho de meu amor e dever para com Ele, e Sua bendita esposa, a igreja.

E pelo fato de que os dias em que vivemos são muito sombrios e escuros, cheios de erros e heresias que se espalham mais e mais (através dos esforços incansáveis daqueles que os promovem) como uma lepra contagiante, destruidora como um câncer.

Além disso, considerando que vivemos em dias de grande decadência no amor a Deus e uns aos outros também, e daquelas verdades do Evangelho, das quais a menor é mais preciosa do que nossas vidas. Tudo isso pode dar a Deus uma justa causa para dizer àqueles da Inglaterra que professam ser cristãos, como uma vez disse a Israel: “Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim”?[1] Como se Deus dissesse: Não sou eu o mesmo de sempre em poder, bondade, fidelidade? A minha Palavra e ordenanças não são as mesmas, sim, minhas promessas e meu céu não permanecem agora como sempre?

Agora, para que você não seja abalado, disperso e levado por qualquer vento e cada sopro de erro e heresia; e também para que você seja melhor fundado, fortalecido e firmado naquela segura rocha e fundamento da salvação, os méritos de Cristo, em oposição às miseráveis obras imperfeitas de uma criatura impotente; e também para que seja estabelecido na fundação da constituição da igreja, sobre o qual você já está edificado, através da graça de Deus que o encoraja a examinar o oráculo e a regra do serviço divinos, como Esdras e Neemias procuraram nas partes específicas do culto a Deus, pelo que significa que eles retornaram para a prática daquela ordenança de Deus que quase foi perdida, a festa dos tabernáculos, que durante muitos anos não foi praticada segundo foi devidamente ordenada, embora uma noção geral dessa ordenança tenha sido mantida. Sob essas considerações, eu tenho uma preocupação amorosa por suas almas, e lhes apresento essa pequena (mas, sou ousado em dizer) sã porção de teologia, que pode ser apropriadamente chamada de um resumo ou epítome da Lei e do Evangelho, adequado para as capacidades de todos na casa de Deus. Aqui há leite para as crianças, e carne para homens fortes. Não impropriamente ele pode ser comparado com as águas do santuário, onde alguns podem ir até os tornozelos, outros até os joelhos, outros até os lombos, e ao mesmo tempo elas são profundas o suficiente para que outros possam nadar. Aqui vocês não são ensinados apenas e serem bons cristãos, mas a praticarem a boa moral cristã, o declínio disso entre os que têm as folhas e as lâmpadas da profissão (como deve ser temido de alguns que tenham apenas um pouco mais que isso) produz uma consideração que é de quebrantar o coração de muitos que desejam caminhar com Deus.

Ainda que aqui haja muitas coisas que alguns de vocês já devem saber, no entanto, espero que elas sejam aceitáveis como as epístolas de São Pedro foram para os santos dispersos, embora já soubessem muito sobre o assunto; contudo, eu ouso dizer que aqui há o que pode ser para a informação bem como para o fortalecimento até mesmo para o mais erudito dentre vocês.

Eu não empreenderia apresentar-lhes noções ou princípios novos, e espero que um espírito ateniense não esteja em nenhum de vocês, mas acredito que um Evangelho antigo (para vocês que provaram a sua doçura) será mais aceitável do que um novo, mesmo que seja pregado por um anjo do céu.

No que eu escrevi, vocês verão que eu concordo com a maioria dos teólogos ortodoxos nos princípios e regras fundamentais da fé cristã, e também manifestei isso diligentemente com as mesmas palavras, apenas diferindo em algumas coisas sobre a constituição da igreja, no que tenho me esforçado para mostrar a verdadeira forma da casa de Deus, com se deve entrar e sair dela; mas espero que o meu zelo nisso não será mal interpretado por qualquer um que verdadeiramente teme a Deus.

Esse Deus a quem servimos é muito zeloso de Seu culto; e por que pela Sua providência a lei de Sua casa tem sido preservada e continuada até nós, vemos como o nosso dever em nossa geração buscarmos continuamente a mente de Deus em Seu santo oráculo, como Esdras e Neemias fizeram em relação à festa dos tabernáculos, e reformaram o que estava errado; como Ezequias empreendeu grande esforço para purificar a casa de Deus, e ordenar todas as coisas que estavam fora de ordem, em particular fez com que o povo observasse a páscoa de acordo com a instituição, pois o texto diz que por muito tempo ela não havia sido observada da forma em que foi prescrita; e ainda que as puras instituições de Cristo não tenham sido por algumas centenas de anos praticadas de acordo com a devida ordem, ou com pouquíssima, devido às inovações do anticristo; e como a circuncisão por cerca de quarenta anos não foi praticada no deserto, e ainda assim, quando Josué voltou a observar essa prescrição tão logo Deus demonstra Sua boa vontade e prazer nisso. Assim, tendo os nossos juízos informados sobre a verdadeira forma de culto, não nos atrevemos a reprimir a luz que Deus tem dado a nós.

Agora, ainda que existem algumas diferenças entre muitos teólogos piedosos e nós quanto à constituição da igreja, ainda assim, na medida em que essas coisas não são a essência do cristianismo, e que concordamos na doutrina fundamental dele, há motivo suficiente para deixar de lado toda a amargura e o preconceito, e nos esforçamos para manter um espírito de amor uns para com os outros, sabendo que nunca deixará de haver diferenças entre nós enquanto estivermos aqui. Nós encontramos que nos tempos primitivos o batismo de Cristo não era universalmente conhecido, o que é testemunhado pela ignorância de Apolo, aquele iminente discípulo e ministro, que conhecia apenas o batismo de João. E se Deus vier iluminar alguém a respeito de qualquer verdade, e ele a suprimir por quaisquer motivações vis e injustificáveis, saiba que isso deve ser julgado por Deus, e não pelo homem. E no que não podemos concordar, deixemos isso para a vinda de Cristo Jesus, como a igreja do passado fez quando se deparou com casos difíceis até que lá surgisse um sacerdote com urim e tumim, que fosse capaz de informar com certeza sobre a mente de Deus quanto ao assunto em questão.

Propus três credos para sua consideração, que verdadeiramente devem ser cridos e abraçados por todos aqueles que desejam de ser considerados cristãos, a saber, o Credo Niceno, o Credo de Atanásio e o credo comumente chamado de Credo dos Apóstolos; o último dos quais contém a soma do Evangelho, e ali ele é diligentemente revelado e explicado; e peço a você, não desconsidere-o por causa de sua forma, nem por sua antiguidade, nem por crer que ele foi composto por homens e nem porque alguns que o sustentam mantém alguns erros ou se comportam de um modo que não pode ser coerente com tais princípios fundamentais da salvação; mas tome-o como uma regra perpétua, e qualquer bem que haja nele seja confessado, não obstante alguns que alegavam seguir esses princípios ao longo do tempo tenham incorrido em algum erro ou vício, pois o bem não deve ser rejeitado por causa do erro ou do vício, mas confessado, louvado e aceito. Na conclusão do livro faço uma breve, mas completa, exposição daquela oração que Cristo ensinou aos Seus discípulos. Além disso, o Decálogo, ou Dez Mandamentos, é exposto.

Agora, porquanto empreendi um grande esforço para reunir esses fragmentos para o seu uso e proveito, eu espero que vocês tenham pequenas dores para lê-los e mais ainda para vivê-los; e oro para que o façam de modo sério e vigilante. Leiam-no com humildade e com frequência, leiam-no com oração e meditação, então estou certo que você, que é um verdadeiro cristão, o amará mais e mais. Amem os seus filhos como vocês amam as suas próprias almas, e ensinem esse catecismo para eles, em oração, como Jó fez com relação aos seus, e os instrua como Abraão fez para com os seus, também busquem ganhar os seus filhos pelo seu bom exemplo. E que este livro seja proveitoso para a juventude, bem como para outros, ele é planejado como catecismo para que aqueles que o usarem possam aprender com mais facilidade os princípios da religião cristã, de tal forma que se eles forem instruídos com os verdadeiros artigos de fé cristã não serão facilmente contaminados com os sentimentos de homens corruptos de entendimento na hora da provação. Desejo de coração que os pais, especialmente aqueles que se dizem cristãos, sejam os mais preocupados com o bem-estar eterno de seus filhos, como Davi foi com Salomão, quando lhe ordenou, já próximo da morte, que guardasse os mandamentos e os juízos de Deus acima de tudo. E se os pais, pudessem apenas conscientemente ler aqueles oráculos divinos que expressam o seu dever para com os seus filhos, isso lhes seria, sem dúvida, um grande benefício.

Quanto a isso que apresentei ao público, eu peço aos leitores a gentil indulgência quanto às falhas remanescentes. E para aqueles a quem o Senhor confiou para meu fardo, que o Deus eterno seja o seu refúgio, e debaixo de vocês estejam os braços eternos; que a graça seja derramada em seus corações e que os seus corações se abram para a graça; que a bênção do Deus de Abraão, Isaque e Jacó esteja sobre vocês, e o Espírito eterno seja com vocês, essa será a oração de seu indigno irmão, porém ainda mais indigno pastor,

H.C.

 


[1] Jeremias 2:5

 

Titulo original: An Orthodox Catechism, by Hercules Collins
Traduzido por Camila Rebeca Teixeira | Revisado por William Teixeira