❝ No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.❞ (Efésios 2:22)
Essas palavras se aplicarão a todo o corpo de Cristo considerado coletivamente e a cada membro desse corpo de modo individual. O que a Igreja de Deus é em sua completude em Cristo, como será no céu acima, e o que é em seu estado visível e militante na terra agora, assim é cada membro individual daquela Igreja nesse presente estado terreno; e é essa verdade solene que faz com que as palavras diante de nós tenham uma aplicação tão forte a todo crente individual. Como todos nós teremos que responder por nós mesmos, “morrer”, como se diz, “sozinho”, e como a religião é uma questão pessoal, quão cuidadosamente cada crente deve andar diante de Deus e do homem para que ele possa ter. tanto uma evidência interna quanto externa de que seu corpo é o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19), e que ele é uma habitação de Deus pelo Espírito.
Se o cristão perceber isso e viver sob tal solene peso e influência, quão cuidadoso ele será em não contaminar o corpo que é o templo do Espírito Santo; quão desejoso e ansioso de não manchar os seus olhos com luxúrias, nem macular os seus ouvidos por conversas mundanas e carnais, nem os seus lábios por falar de forma maliciosa, ou entregar-se a conversas vãs e inúteis, nem as mãos, colocando-as em algo mau; nem os seus pés ao correr atrás da vaidade e loucura; mas verá o seu corpo como um membro de Cristo (1 Coríntios 6:15), e, portanto, santificado para o Seu serviço e para a Sua glória.
Sobre o autor
J.C. Philpot
Joseph Charles Philpot (1802–1869) era conhecido como “o Separatista”. Foi um pastor, teólogo, escritor e editor. Ele se demitiu da Igreja da Inglaterra em 1835 e tornou-se um batista estrito e particular. Enquanto estava na Igreja da Inglaterra, foi um membro do Worchester College, em Oxford, e parecia ter uma carreira acadêmica brilhante. A carta que enviou para o reitor afirmando suas razões para deixar a Igreja da Inglaterra foi publicada e teve várias edições. Após isso ele se tornou um batista estrito e particular, e foi batizado por John Warburton em Allington (Wilts). O resto de sua vida foi gasto ministrando entre os batistas estritos. Por 26 anos, teve um pastorado conjunto em Stamford (Lines) e Oakham (Rutland). Além disso, por mais de 20 anos, foi editor de “The Gospel Standard”, onde muitos de seus sermões apareceram pela primeira vez.
“Meu desejo é exaltar a graça de Deus, proclamar a salvação através de Jesus Cristo somente; declarar a condição pecaminosa, miserável e desesperada do homem em seu estado natural; descrever a experiência vívida dos filhos de Deus em suas aflições, tentações, tristezas, consolações e bênçãos.” — J.C. Philpot