❝ Agradáveis a si no Amado❞. (Efésios 1:6)
Sempre estamos procurando algo no EU para nos tornarmos aceitáveis a Deus, e muitas vezes ficamos tristes e abatidos quando não conseguimos encontrar a santidade, obediência, calma submissão à vontade de Deus, serenidade na alma, espiritualidade e mentalidade celestial que acreditamos ser aceitável aos Seus olhos. Nossos temperamentos tortuosos, mentes inquietas e irritadas, pensamentos rebeldes, frieza, esterelidade e morte, nossa alienação do bem e tendência ao mal, com a sensação diária de que não melhoramos, mas pioramos, nos fazem pensar que Deus nos vê exatamente como nós nos vemos. E isso traz grandes trevas e escravidão de espírito, até que parecemos perder de vista nossa aceitação em Cristo e afundamos nas infelizes escórias do EU, quase prontos para nos afastar de Deus porque somos muito vis e só pioramos à medida que envelhecemos.
Agora, quanto mais chegamos a essas imundícies do EU, e mais observamos as terríveis cenas de ruínas e trevas que nosso coração apresenta à vista diariamente, mais longe chegamos da graça do Evangelho e mais perdemos de vista o único fundamento de nossa aceitação diante de Deus. É somente “no Amado” que somos aceitos, e não por boas palavras, ou boas obras, bons pensamentos, bons corações ou boas intenções.
E um conhecimento salvífico de nossa aceitação “no Amado”, independente do que há em nós, quer seja bom ou mau, é um fundamento sólido para a nossa fé e esperança, e nos impedirá de mergulhar em desespero.
Sobre o autor
J.C. Philpot
Joseph Charles Philpot (1802–1869) era conhecido como “o Separatista”. Foi um pastor, teólogo, escritor e editor. Ele se demitiu da Igreja da Inglaterra em 1835 e tornou-se um batista estrito e particular. Enquanto estava na Igreja da Inglaterra, foi um membro do Worchester College, em Oxford, e parecia ter uma carreira acadêmica brilhante. A carta que enviou para o reitor afirmando suas razões para deixar a Igreja da Inglaterra foi publicada e teve várias edições. Após isso ele se tornou um batista estrito e particular, e foi batizado por John Warburton em Allington (Wilts). O resto de sua vida foi gasto ministrando entre os batistas estritos. Por 26 anos, teve um pastorado conjunto em Stamford (Lines) e Oakham (Rutland). Além disso, por mais de 20 anos, foi editor de “The Gospel Standard”, onde muitos de seus sermões apareceram pela primeira vez.
“Meu desejo é exaltar a graça de Deus, proclamar a salvação através de Jesus Cristo somente; declarar a condição pecaminosa, miserável e desesperada do homem em seu estado natural; descrever a experiência vívida dos filhos de Deus em suas aflições, tentações, tristezas, consolações e bênçãos.” — J.C. Philpot