❝ Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus.❞ (Hebreus 2:9)
Seus olhos já O viram? Examine a sua consciência: os seus olhos já viram Jesus? Não quero dizer os seus olhos naturais e corporais; mas o olho da fé, o olho da alma. Eu direi o que você sentiu, se já viu Jesus. Seu coração foi suavizado e derretido, suas afeições atraídas para o céu, sua alma penetrada com gratidão e louvor, sua consciência aspergida com sangue expiatório, sua mente elevada acima de todas as coisas terrenas para habitar e reclinar-se no seio do bendito Emanuel. Então, você já viu Jesus pelos olhos da fé? Você já viu a perfeição da beleza, a consumação da pura justiça; você já viu a imagem do Deus invisível; você já viu todas as perfeições e caráter glorioso da Divindade que brilham nAquele que foi pregado na cruz do Calvário.
Estou certo de que tal visão deve derreter o coração mais obstinado e tirar lágrimas dos olhos mais insensíveis. Tal visão pela fé da beleza e glória do Filho unigênito de Deus deve estimular o mais ardente e santo fluxo de afeição e ternura. Pode não ter durado muito tempo, pois esses sensos são frequentemente transitórios. O mundo, o pecado, a tentação e a incredulidade logo agem; a infidelidade logo os prejudica; as coisas do tempo e dos sentidos logo as afastam; mas enquanto duraram, em maior ou menor grau, tais percepções foram sentidas.
Agora, se você já viu Jesus pelos olhos da fé, e já teve algum amor por Ele, você O verá em glória. Porém, você nunca verá Jesus em glória, se não O viu em graça; você nunca O verá face a face na bem-aventurança eterna, a menos que O tenha visto agora na terra pela fé dos eleitos de Deus em seu coração.
Sobre o autor
J.C. Philpot
Joseph Charles Philpot (1802–1869) era conhecido como “o Separatista”. Foi um pastor, teólogo, escritor e editor. Ele se demitiu da Igreja da Inglaterra em 1835 e tornou-se um batista estrito e particular. Enquanto estava na Igreja da Inglaterra, foi um membro do Worchester College, em Oxford, e parecia ter uma carreira acadêmica brilhante. A carta que enviou para o reitor afirmando suas razões para deixar a Igreja da Inglaterra foi publicada e teve várias edições. Após isso ele se tornou um batista estrito e particular, e foi batizado por John Warburton em Allington (Wilts). O resto de sua vida foi gasto ministrando entre os batistas estritos. Por 26 anos, teve um pastorado conjunto em Stamford (Lines) e Oakham (Rutland). Além disso, por mais de 20 anos, foi editor de “The Gospel Standard”, onde muitos de seus sermões apareceram pela primeira vez.
“Meu desejo é exaltar a graça de Deus, proclamar a salvação através de Jesus Cristo somente; declarar a condição pecaminosa, miserável e desesperada do homem em seu estado natural; descrever a experiência vívida dos filhos de Deus em suas aflições, tentações, tristezas, consolações e bênçãos.” — J.C. Philpot