❝ Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram, e não foram confundidos.❞ (Salmo 22:4, 5)
Ó, que bênção é ter no seio uma confiança secreta em Jesus! Enquanto muitos estão olhando para algo em si mesmos ou em outros, confiando a sua salvação eterna em obras que realmente são apenas como as tolices de uma criança, o santo de Deus descansa no Senhor da vida e da glória!
Sobre Jesus, os santos colocam a sua esperança e nEle depositam sua confiança. Estes o Senhor honrará e jamais decepcionará a sua esperança, ou envergonhará a sua confiança. Quem confiou no Senhor e foi confundido? Se você é capaz de confiar nEle, a crer em Sua palavra fiel, a renunciar a toda confiança na criatura e pendurar o peso de sua alma – e que peso é esse! – sobre um Deus fiel que guarda a aliança, Ele nunca vai deixar, falhar ou abandonar você.
Você pode achar difícil confiar nEle a qualquer momento ou mesmo constantemente. Pode sentir um desejo por algo palpável, algo para ver ou ouvir, distinto da fé. Não olhe para isso. Nós andamos por fé, não por vista. Deve haver uma confiança simples em um Deus invisível. “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus” (Salmos 20:7). E se você for feito capaz de confiar, Ele manifestará mais cedo ou mais tarde em sua própria consciência que você é um dos justos; a luz será radiante em seu caminho; a glória surgirá sobre o seu coração e você terá o fim da sua fé: a salvação da sua alma.
Sobre o autor
J.C. Philpot
Joseph Charles Philpot (1802–1869) era conhecido como “o Separatista”. Foi um pastor, teólogo, escritor e editor. Ele se demitiu da Igreja da Inglaterra em 1835 e tornou-se um batista estrito e particular. Enquanto estava na Igreja da Inglaterra, foi um membro do Worchester College, em Oxford, e parecia ter uma carreira acadêmica brilhante. A carta que enviou para o reitor afirmando suas razões para deixar a Igreja da Inglaterra foi publicada e teve várias edições. Após isso ele se tornou um batista estrito e particular, e foi batizado por John Warburton em Allington (Wilts). O resto de sua vida foi gasto ministrando entre os batistas estritos. Por 26 anos, teve um pastorado conjunto em Stamford (Lines) e Oakham (Rutland). Além disso, por mais de 20 anos, foi editor de “The Gospel Standard”, onde muitos de seus sermões apareceram pela primeira vez.
“Meu desejo é exaltar a graça de Deus, proclamar a salvação através de Jesus Cristo somente; declarar a condição pecaminosa, miserável e desesperada do homem em seu estado natural; descrever a experiência vívida dos filhos de Deus em suas aflições, tentações, tristezas, consolações e bênçãos.” — J.C. Philpot