❝ Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.❞ (João 16:13)
Há duas grandes lições a serem aprendidas na escola de Cristo, e todo ensinamento divino é compreendido e resumido nelas. Uma é aprender, pelo ensino do Espírito, o que nós somos por natureza, de modo a vermos e sentirmos a completa ruína e a total miséria do eu, e a extrema pobreza, fraqueza e desamparo da criatura no que se refere às coisas de Deus. Este é o primeiro grande ramo do ensino divino. E nós temos que aprender essa lição todos os dias, “linha a linha; um pouco aqui, e um pouco acolá”. Precisamos percorrer esse ramo do ensino divino diariamente e às vezes afundar em profundezas muito dolorosas sob o senso de nossa natureza depravada.
E o outro grande ramo do ensinamento divino é: “Conhecer o único Deus verdadeiro e Jesus Cristo a quem Ele enviou”. Saber quem é Jesus e saber o que Ele é; conhecer a eficácia do Seu sangue expiatório para purificar a consciência culpada, o poder de Sua justiça justificadora para absolver e livrar de todo pecado; o mistério do Seu amor agonizante para quebrar a dureza do coração e suscitar medida de amor por Ele; e ver, pelos olhos da fé, Sua caminhada sagrada e Sua imagem sofredora, de modo a se conformar em certa medida com Ele e ter a Sua imagem, em alguma medida, impressa em nossas almas.
Sobre o autor
J.C. Philpot
Joseph Charles Philpot (1802–1869) era conhecido como “o Separatista”. Foi um pastor, teólogo, escritor e editor. Ele se demitiu da Igreja da Inglaterra em 1835 e tornou-se um batista estrito e particular. Enquanto estava na Igreja da Inglaterra, foi um membro do Worchester College, em Oxford, e parecia ter uma carreira acadêmica brilhante. A carta que enviou para o reitor afirmando suas razões para deixar a Igreja da Inglaterra foi publicada e teve várias edições. Após isso ele se tornou um batista estrito e particular, e foi batizado por John Warburton em Allington (Wilts). O resto de sua vida foi gasto ministrando entre os batistas estritos. Por 26 anos, teve um pastorado conjunto em Stamford (Lines) e Oakham (Rutland). Além disso, por mais de 20 anos, foi editor de “The Gospel Standard”, onde muitos de seus sermões apareceram pela primeira vez.
“Meu desejo é exaltar a graça de Deus, proclamar a salvação através de Jesus Cristo somente; declarar a condição pecaminosa, miserável e desesperada do homem em seu estado natural; descrever a experiência vívida dos filhos de Deus em suas aflições, tentações, tristezas, consolações e bênçãos.” — J.C. Philpot