Deus Nunca Abandona
“Pois o Senhor não rejeitará o seu povo, nem desamparará a sua herança.” (Salmos 94:14)
Não, Ele não rejeitará nem mesmo um deles. O homem tem seus rejeitados, mas Deus não tem, pois a Sua escolha é imutável e Seu amor é eterno. Ninguém conhece uma única pessoa a quem Deus abandonou depois de ter Se revelado salvificamente a ela.
Esta grande verdade é mencionada no Salmo para alegrar o coração dos aflitos. O Senhor castiga aqueles que são Seus; mas Ele nunca os abandona. O resultado da dupla obra da lei e da vara é a nossa instrução, e o fruto desta correção é uma quietude de espírito e uma sobriedade de mente, de onde vem o descanso. Os ímpios são deixados até que seja cavado o abismo no qual eles cairão e serão lançados; mas os piedosos são enviados à escola para estarem preparados para o seu glorioso destino no porvir. O julgamento voltará e terminará o seu trabalho com os rebeldes, mas igualmente retornará para reivindicar os sinceros e piedosos. Daí podemos suportar a vara de castigo com calma submissão; ela não indica a ira, mas o amor.
Deus pode corrigir e instruir, mas Ele nunca negligenciará; em fidelidade Ele pode reprovar, mas Ele nunca deixará de amar.