Cura para a Inveja
“O teu coração não inveje os pecadores; antes permanece no temor do Senhor todo dia. Porque certamente acabará bem; não será malograda a tua esperança.” (Provérbios 23:17-18)
Quando vemos que os maus prosperam tendemos à inveja. Quando ouvimos o barulho da sua alegria e nosso próprio espírito está triste, nós quase pensamos que eles estão em melhor condição. Isso é algo insensato e pecaminoso. Se os conhecêssemos melhor, e especialmente se nos lembrássemos do seu fim, teríamos pena deles.
A cura para a inveja reside em viver sob uma constante sensação da presença divina, adorando a Deus e tendo comunhão com Ele todo o dia, ainda que o dia pareça longo. A verdadeira religião ergue a alma a uma região mais alta, em que a sentença se torna mais clara e os desejos são mais elevados. Quanto mais do Céu existir em nossas vidas, menos da terra nós cobiçaremos. O temor de Deus remove a inveja de homens.
O golpe mortal na inveja é uma consideração calma do futuro. A riqueza e a glória dos ímpios são um espetáculo vão. Esta aparência pomposa é momentânea e logo termina. O que haverá de melhor para o pecador próspero quando o juízo o alcançar? Quanto ao homem piedoso, o seu fim é paz e bem-aventurança, e ninguém pode roubar-lhe a alegria. Portanto, renuncie à inveja e seja pleno de doce contentamento.