Descrição
O título deste livro pode, à primeira vista, parecer prometer mais do que ele realmente promete. Ele não pretende ser um manifesto que trata de todos os distintivos dos batistas reformados confessionais. Isso está contido, substancialmente, na nossa confissão de fé, a Segunda Confissão de Fé de Londres de 1677/1689. Contudo, este livro apresenta um manifesto que se concentra em um elemento (o principal deles) da teologia dos batistas reformados, o qual, em alguns casos, se opõe aos pontos de vista de outros. O nosso foco será, como descrito em nosso subtítulo, a Nova Aliança como constituição da igreja.
Este livro se originou de uma série de sermões pregados há muitos anos. Muito tem sido produzido desde então em várias frentes teológicas desde que esses sermões foram pregados. Devido a isso, foi feita uma tentativa de atualizar os argumentos sempre que se fez necessário e acrescentar comentários contemporâneos sobre vários movimentos teológicos dentro do cristianismo evangélico americano.
Espera-se que esse humilde esforço ajude os batistas reformados confessionais a articularem os seus distintivos e auxilie outros a compreenderem por que cremos no que cremos a respeito da Nova Aliança.
Algumas palavras são necessárias para esclarecer a autoria deste livro. A autoria do livro é atribuída a “Samuel Waldron com Richard Barcellos”. Eu preguei as quatro mensagens originais nas quais este livro se baseia. Mas a ajuda editorial dada por Richard foi tão extensa que senti que era completamente apropriado incluir o seu nome como coautor. Sou grato pela gentileza maravilhosa e pelo apreço surpreendente que ele demonstrou por esses sermões, tanto pelo pedido original de publicação como pelos grandes labores que dedicou a eles, a fim de os preparar para publicação.
Samuel Waldron
Julho de 2004