Entre ou cadastre-se

Meditações Diárias | 06 de Agosto | J.C. Philpot

❝ Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.❞  (1 João 5:7)

Um conhecimento espiritual da Trindade é o fundamento de toda a piedade vital. Conhecer o Pai, o Filho e o Espírito Santo por ensino especial e revelação divina é a soma e a substância da religião espiritual, e é a vida eterna; de acordo com o próprio testemunho do Senhor Jesus em João 17:3: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. Assim, mais cedo ou mais tarde, o Senhor leva todo o Seu povo a conhecer e receber divinamente esse glorioso mistério; e assim eles conhecem o amor eletivo do Pai, a obra redentora do Filho e o testemunho interior do Espírito; e que estes Três são Um.

Mas, quão oposto à natureza, sentido e razão é esse mistério glorioso; e como todos eles se levantam em rebelião contra essa verdade! Como podem os Três ser Um ou Um ser Três? A natureza questiona e a razão argumenta. E ainda assim os filhinhos recebem e acreditam nisso. Remova a doutrina da Trindade, e toda a sua esperança acaba imediatamente. Como podemos descansar no sangue expiatório de Cristo, se este não for o sangue do Filho de Deus? Ou em Sua justiça justificadora, se esta não for a justiça de Deus? Ou como poderíamos ser preservados, guiados, ensinados e conduzidos pelo Espírito Santo, se Ele também não for uma Pessoa Divina?

Assim, chegamos a conhecer o mistério das Três Pessoas na Divindade, recebendo com amor em nossos corações a obra de cada Um com poder; e, no entanto, sabemos que esses Três são Um só Deus. É essa recepção interior da verdade em amor que sustenta a alma durante uma tempestade. Muitas vezes somos lançados e ficamos prestes a dizer: “Como estas coisas podem ser assim?”. Mas somos mantidos por esse senso profundamente arraigado, como a âncora sustenta o barco no vendaval, de modo que estaríamos arruinados sem essa verdade. Se este mistério for removido, nossa esperança deve ser removida também, pois não há perdão, paz nem salvação, senão a que há e flui de um conhecimento experimental do Deus triuno.

 

Título original: Daily Portions — Via: GraceGems.org: • Traduzido por Camila Teixeira