Entre ou cadastre-se

O Credo dos Apóstolos | Por Thomas Nettles

Essa afirmação que expressa de forma mais sucinta, clara e econômica a verdade cristã recebida universalmente é conhecida como Credo dos Apóstolos. Witsius, depois de desmascarar a lenda da origem deste credo por declarações sucessivas contribuídas pelos doze apóstolos, deu uma forte aprovação de sua utilidade. Ele afirmou que “uma maior autoridade é justamente permitida a esse Credo do que a todas as outras composições do tipo que existem”. Ele disse que é “abrangente na doutrina, perspicaz na linguagem e organizado”. Embora não autenticamente uma obra dos apóstolos sob a inspiração imediata e infalível do Espírito, ele é tão consistente com a verdade bíblica que “o homem que o rejeita, não deve ser estimado como um cristão [Witsius, Credo dos Apóstolos, 1:14].

 

O texto finalizado do Credo dos Apóstolos apareceu na obra de Pirminius (700-753) no ano 750. Um monge Beneditino da Inglaterra, serviu como missionário no Sul da Alemanha e deu instruções em doutrina e moral cristã aos cristãos recém-batizados. Seus artigos, dispostos um tanto desajeitadamente para se adequar ao número doze, apareceram em um sermão atribuído erroneamente por Barobius a Agostinho, cada artigo justaposto com o nome do apóstolo oracular.

 

1. Eu creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, (Pedro)

2. Criador do céu e da terra; (João)

3. E em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor, (Tiago)

4. Que foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria; (André)

5. Padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado: Ele desceu à sepultura; (Filipe)

6. Ao terceiro dia, Ele ressuscitou dentre os mortos: (Tomé)

7. Ele subiu ao Céu e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso; (Bartolomeu)

8. De onde Ele há de vir para julgar os vivos e os mortos; (Mateus)

9. Eu creio no Espírito Santo; Eu creio na santa igreja católica; (Tiago, Filho de Alfeu)

10. na comunhão dos santos; No perdão dos pecados: (Simão, o zelote)

11. Na ressurreição do corpo: (Judas, irmão de Tiago)

12. E na vida eterna. Amém. (Matias)

 

Embora a tentativa de reconstruir sua origem seja algo fabuloso, suas frases afirmativas dão um simples reflexo dos fatos da história redentora e das afirmações da revelação bíblica. A forma e a ordem particulares se desenvolveram pelo menos tão cedo quanto a carta de Clemente de Roma aos Coríntios na última década do primeiro século. Sua estrutura basicamente Trinitária cercada por certas afirmações das operações peculiares de cada pessoa da Trindade pode ser vista em várias passagens em Clemente, incluindo esta. “Os apóstolos receberam o evangelho para nós do Senhor Jesus Cristo; Jesus, o Cristo, foi enviado de Deus. Então, Cristo é de Deus, e os apóstolos são de Cristo. Ambos, portanto, vieram da vontade de Deus em boa ordem. Tendo recebido as suas ordens e sendo plenamente assegurados pela ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo e cheios de fé na Palavra de Deus, eles saíram com a firme segurança que o Espírito Santo dá, pregando a boa notícia de que o Reino de Deus estava por vir” [Holmes, Os Pais Apostólicos, 42].

 

Da mesma forma, nas cartas de Inácio ao final da primeira década do segundo século, encontramos um compromisso profundo e claro com a doutrina Trinitária, a verdadeira humanidade, bem como a verdadeira filiação divina de Jesus Cristo, a eficácia de Seu verdadeiro sofrimento corporal e a ressurreição, a pessoa do Espírito Santo, e a necessidade de unidade de doutrina na igreja. Ele advertiu a igreja em Trallia, para “participar apenas da comida cristã, e se afastar de toda planta estranha, que é heresia”. “Existe apenas um médico”, insistiu Inácio, “quem é tanto carne quanto espírito, nascido e não nascido, Deus no homem, vida verdadeira na morte, tanto de Maria como de Deus, primeiro sujeito ao sofrimento e depois além disso, Jesus Cristo nosso Senhor” [Holmes, 88]. E novamente: “Por nosso Deus, Jesus Cristo, foi concebido por Maria de acordo com o plano de Deus, tanto da semente de Davi como do Espírito Santo” [Holmes, 92]. Ao escrever aos Trallianos, Inácio dá evidência de uma fórmula confessional semelhante a este credo: “Seja surdo, portanto, sempre que alguém fala com você além de Jesus Cristo, que era da família de Davi, que era filho de Maria, quem realmente nasceu, que comeu e bebeu, que realmente foi perseguido sob Pôncio Pilatos, que realmente foi crucificado e morreu enquanto era visto dos céus, da terra e de debaixo da terra; Quem, além disso, realmente foi ressuscitado dentre os mortos quando o seu Pai o ressuscitou — Seu Pai do mesmo modo também nos ressuscitará em Cristo Jesus, a nós que acreditamos nEle, à parte de Quem não temos vida verdadeira” [Holmes, 100].

 

Ao longo dos escritos de Justino Mártir (cerca de 150), encontramos afirmações e frases doutrinárias que mostram sua familiaridade com um desenvolvimento inicial da “regra de fé” e sua capacidade de aplicar esses princípios doutrinários em uma variedade de situações. Por exemplo, em sua primeira Apologia, Justin argumentou: “De tudo o que foi dito, um homem inteligente pode entender por que — através do poder da Palavra, de acordo com a vontade de Deus, o Pai e o Senhor de todos — Ele [a Palavra, ou o Filho] nasceu como um homem, foi nomeado Jesus, foi crucificado, morto, ressuscitado e subiu ao Céu” [Apologia, 46].

 

Assim, está nos escritos de Ireneu (cerca de 180), que por escrito Contra as Heresias, disse: “A igreja… recebeu dos apóstolos e de seus discípulos a fé em um só Deus, o Pai Todo-Poderoso, ‘que fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há’, e em um só Cristo Jesus, o Filho de Deus, encarnado para a nossa salvação e no Espírito Santo, que pregou através dos profetas as dispensações de Deus e as vindas e nascimentos da virgem, a paixão, a ressurreição dentre os mortos e a recepção ao Céu do amado, Cristo Jesus nosso Senhor, na carne, e a Sua chegada do Céu na glória do Pai, para consumar todas as coisas e ressuscitar toda carne de toda a humanidade, para que perante Cristo Jesus nosso Senhor e Deus, nosso Salvador e Rei, de acordo com o beneplácito do invisível Pai, ‘todo joelho se dobre, das coisas no céu, na terra e debaixo da terra, e que toda língua O confesse, e execute o juízo sobre todos’”.

 

Tertuliano (cerca de 225) nas suas Prescrições Contra os Hereges colocou muita confiança na recepção da “Regra de Fé” dada, pelo menos em seu conteúdo essencial, pelo próprio Cristo e proclamada no ensino apostólico, preservada nas Escrituras e retida no ensino das igrejas apostólicas. Ele não hesitou em sua convicção de que “Cristo estabeleceu um sistema definitivo de verdade que o mundo deve acreditar sem qualificação, e que devemos procurar acreditar com precisão quando o encontramos”. Ele continuou a relatar que a Regra de Fé é “aquela através da qual acreditamos que não há senão um Deus, que não é senão o Criador do mundo, que fez tudo do nada através da Palavra, enviado antes de tudo; que essa Palavra é chamada Seu Filho, e em nome de Deus foi vista de várias maneiras pelos patriarcas, foi ouvida nos profetas e, finalmente, foi trazida pelo Espírito e poder de Deus Pai através da Virgem Maria, foi feita Carne no seu ventre, nasceu dela e viveu como Jesus Cristo; Que depois proclamou uma nova lei e uma nova promessa do Reino dos Céus, fez milagres, foi crucificada, ao terceiro dia ressuscitou, foi alcançada ao Céu e sentou-Se à mão direita do Pai; que Ele enviou em Seu lugar o poder do Espírito Santo para guiar os crentes; que Ele virá com glória para levar os santos até à fruição da vida eterna e das as promessas celestiais e para condenar os ímpios ao fogo eterno, após a ressurreição de justo e injustos com a restauração de sua carne”.

 

Agostinho (cerca de 421) usou a ordem do credo ao escrever seu Enquirídio provavelmente alternando entre a versão de Hipona e a versão de Milão para uma formulação precisa. O Credo serviu de base para vários outros escritos e sermões. Ele apontou a Oração do Senhor e “o Credo” como facilmente memorizados e constituindo a soma de fé, esperança e amor. “Porque a raça humana foi oprimida com grande miséria por causa do pecado, e precisava da misericórdia divina, o profeta predisse o tempo da graça de Deus e disse: “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Joel 2:32). Esse é o motivo da oração. Mas quando o apóstolo citou este testemunho do profeta para proclamar a graça de Deus, ele imediatamente acrescentou: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram?” (Romanos 10:14). É por isso que temos o Credo”.

 

Tendo sua base na revelação bíblica da Trindade e no foco na obra de Cristo na Sua encarnação, esses mestres compartilharam a verdade da revelação apostólica de que se Cristo não tivesse sido verdadeiramente como nós em todas as coisas pertencentes à nossa humanidade, exceto o poder corruptor do pecado original, Ele jamais poderia ser um redentor dessa raça. Enquanto os gnósticos, como Valentino, tentavam negar essa verdadeira humanidade de Cristo e Marcião procuravam destruir a unidade entre o Deus da criação e o Deus da redenção, os mestres cristãos e bíblicos achavam essas afirmações sintetizadas úteis para expor os passos defeituosos da heresia. Eles se concentraram na unidade da Escritura, na unidade de Deus, na verdade e na necessidade da encarnação, a realidade da morte e a ressurreição totalmente redentora de Cristo realizada em Sua natureza humana em unidade indivisível com Sua filiação eterna. A presença do Espírito Santo, a unidade da igreja, a ressurreição dos justos e dos injustos e a realidade dos estados eternos de cada um deram simetria bíblica a todas as verdades confessadas. Para defender, ensinar e confessar a verdade, bem como testar a sua existência em outros, este Credo serviu bem a causa da ortodoxia e ainda é uma das expressões verdadeiramente ecumênicas da fé bíblica.