Entre ou cadastre-se

A Absoluta Necessidade de Nascermos De Novo

Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. (João 3:7) 

A regeneração é absolutamente necessária para qualificar você a fazer qualquer coisa realmente boa e aceitável a Deus. Enquanto você não for nascido de novo, suas melhores obras são apenas pecados luminosos; pois apesar de que o conteúdo delas seja bom, elas são completamente corrompidas no desempenho.

Considere que sem regeneração não há fé, e “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6). Fé é uma ação vital da alma que nasceu de novo. O evangelista, demonstrando a diferente representação que o Senhor Jesus tinha para diferentes pessoas, dizendo que alguns O receberam, alguns O rejeitaram, aponta a graça regeneradora como a verdadeira causa desta diferença, sem a qual ninguém nunca O teria recebido. Ele nos diz que: “todos quantos o receberam”, foram aqueles “que nasceram de Deus” (João 1:11-13).

Os homens não-regenerados podem presumir, mas eles não podem ter fé genuína. A fé é uma flor que não cresce em solo natural. Assim como a árvore não pode crescer sem raiz, também um homem não pode crer sem uma nova natureza, da qual o princípio do crer é uma parte.

Sem regeneração as obras de um homem são obras mortas. Como é o princípio devem os ser também os efeitos: se os pulmões estão apodrecidos, a respiração será repugnante; e quanto àquele que está morto em pecado, as suas obras, no mínimo, são apenas obras mortas. “Para os impuros e descrentes, nada é puro, são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra” (Tito 1:15-16).Se nós pudéssemos dizer de um homem que ele é mais irrepreensível em sua vida do que qualquer outro no mundo, que ele esmurra seu corpo com jejum e tem feito os seus joelhos soarem em contínua oração, se ele não é nascido de novo, esta exceção estragaria tudo. Como alguém diria: “Aqui há um corpo formoso, mas se a alma se esvai; é apenas uma massa morta”. Você pode fazer muitas coisas exteriormente boas, mas Deus diz: “Pois em Jesus Cristo nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura” (Gálatas 6:15).

Trecho de “Necessário Vos é Nascer De Novo“, por Thomas Boston