“Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.” (Romanos 19:5)
1. Há um exato paralelo entre a maneira pela qual somos feitos pecadores, e a maneira pela qual somos feitos justos. Isto é óbvio na primeira leitura do texto; Assim o tanto mais que os nossos olhos estiverem abertos para ver as verdades maravilhosas que estão aqui escondidas, mais vamos descobrir que todos os que são justificados, são justificados da mesma forma que eles se tornaram pecadores.
2. Os Homens não convertidos desconhecem ambas as verdades. “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, e não pode entendê-las”. Estou convencido de que, se aqueles de vocês que são homens carnais obtivessem um vislumbre do significado deste versículo hoje, pensariam que isso é completa loucura, embora se trate de todo o conselho de Deus para a salvação do pecador. Se o Evangelho agradasse aos homens carnais, não seria o Evangelho; ele provaria ser falso.
3. É profundamente importante que vocês saibam ambas as verdades. Elas são vida para a alma. Vocês devem conhecer primeiro, como vocês se tornaram pecadores, a fim de que vocês possam derramar-se como morta alma condenada, aos pés de Cristo. Vocês devem conhecer em segundo lugar, como um pecador é feito justo, a fim de que vocês possam ter todo o gozo e paz na vossa crença. Que Deus, o Espírito, possa abrir completamente os seus olhos assim como os meus hoje.
I. A maneira na qual nós fomos feitos pecadores: “Pela desobediência de um só”.
1. Um só homem. O nosso primeiro pai, Adão, a raiz e a fonte da raça humana, e também o cabeça e representante de todos nós; perfeito em corpo e alma, cheio de graça e de verdade, a imagem de Deus, excelente. Aprouve a Deus lidar com a raça humana desde o início desta maneira. Como você ouviu a pouco, Ele não lidou com os homens como um campo de milho, onde cada caule está em cima de sua própria raiz; mas como com uma árvore, na qual todos os ramos têm apenas uma raiz e caule. Ele parece ter lidado com os anjos em outra forma, cada anjo em pé em sua própria raiz; entretanto lidou com a humanidade como uma árvore e seus ramos. De modo que, se Adão permanecesse, todos permaneceriam; se ele caísse, todos cairiam. Alguns podem dizer: Não é justo lidar desta forma com o homem: não fomos consultados sobre esse assunto, se gostaríamos de ter Adão para ser nosso cabeça ou não. Eu respondo: “Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?”. Deus nos fez assim, o Deus santo, sábio, bom e misericordioso. Quer você acredite ou não, quer você goste ou não, Deus fez o homem assim, e você não pode mudar isso.
2. Desobediência: O comer o fruto proibido. Apenas um pecado. Alguns de vocês veem pouco mal em um pecado, ou numa centena deles; entretanto aqui vocês veem, um pecado expulsando Adão e todos os seus filhos para fora do paraíso. Deus não esperou até que fosse repetido. Parecia um pequeno pecado. A ação externa era irrelevante, apenas estender a mão e tomar um convidativo fruto. Pensem alguns de vocês nos poucos pecados que não fazem grande barulho; tais como, quebrar o Dia do Senhor, beber muito, falar o que é falso, ou tomar assento à Ceia do Senhor sem Cristo; vejam, entretanto aqui, um pequeno pecado colocou o mundo sob a maldição de Deus. Deus prefere que o mundo pereça a deixar um pequeno pecado impune.
3. A consequência: “Muitos se tornaram pecadores”. Eu disse que aprouve a Deus lidar com a humanidade como uma árvore. Se você golpeia, com o machado, a raiz de uma árvore, a árvore inteira cai, não só o caule, mas os ramos, e até mesmo os gravetinhos em cima dos ramos; e todos os ramos morrem e murcham, e tornam-se passíveis da queima. Assim foi quando Adão caiu. Satanás lançou o machado na raiz da árvore; e quando Adão caiu, uma multidão caiu junto com ele. Todos os seus ramos caíram naquele mesmo dia. Um golpe trouxe todos a baixo. Até mesmo os ramos mais distantes de Adão, até mesmo os gravetinhos mais tenros que surgiriam a partir desses ramos caíram, murcharam e morreram naquele dia.
(1). A morte passou para todos os homens. E a partir daquela hora o homem se tornou coisa mortal, as sementes da dissolução foram semeadas; a criatura justa que florescia nele começou a murchar e desfazer-se; e todos os ramos se tornaram mortais.
(2). A morte espiritual. Assim como em uma árvore quando é derrubada, a nutrição é imediatamente cortada, tanto do caule, como dos ramos; assim foi com o homem caído. No dia em que ele comeu, ele certamente morreu; nenhuma fagulha de vida espiritual permaneceu nele, ou em qualquer um dos seus. Isto explica como os seus filhos vieram ao mundo totalmente mortos para Deus e para as coisas Divinas. Eles são vivos para outras coisas. O recém-nascido agarra-se ao seio de sua mãe, não a Jesus.
(3). A maldição de Deus. Este é o sentido próprio de “foram feitas pecadores”. É um termo judicial, “foram considerados diante da presença de Deus como culpados, perdidos, pecadores arruinados”. Naquele dia o desagrado de Deus veio sobre todos os homens. A natureza santa de Deus abominou a raça apóstata. A maldição da lei violada passou a todos os homens.
Ah, irmãos! Aqui está a importância da humilhação da qual poucos de vocês pensam a respeito. Você não está apenas coberto com uma carga infinita de pecados atuais; não tem apenas um coração como o interior de um sepulcro, cheio de ossos de homens mortos e carne em decomposição, cheio de toda a impureza; ou ainda , como o abismo do Inferno, “e coito de todo espírito imundo, e coito de toda ave imunda e odiável” [Apocalipse 18:2], mas você pertence a uma raça amaldiçoada; você é o ramo perverso de uma árvore má, você é inteiramente e originalmente um pecador, morto espiritualmente, extraviado de tudo o que é bom. Oh, ore para descobrir sua conexão com o primeiro Adão, e assim se apegue ao segundo Adão! O mundo zomba e ridiculariza desta verdade, contudo isso prova sua Divindade: pois se o Evangelho parecesse sábio ao mundo, invalidaria a si mesmo.
II. A maneira em que nós somos feitos justos: “Pela obediência de um só, muitos se tornarão justos”
1. Um só. Este segundo Alguém é o Senhor Jesus Cristo, o segundo Adão, e o Filho de Deus. (1). O primeiro Adão era justo, perfeitamente justo, já que ele veio das mãos de Deus; mas o segundo é totalmente desejável, o mais formoso dos filhos dos homens. (2). O primeiro Adão foi feito à semelhança de Deus; mas o segundo é o próprio Deus, o Senhor do céu, o resplendor da glória do Pai e a expressa imagem da Sua Pessoa. (3). O primeiro Adão estava cheio da sabedoria celestial, de modo que ele nomeou todas as criaturas segundo se chamariam; mas no segundo estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Ele é a sabedoria de Deus. Ele falou como nunca homem algum falou. Ele chama todas as estrelas por seus nomes. (4). O primeiro era o cabeça de toda a raça humana, a cabeça federal: e assim os que nele se encontravam, nele caíram. Cristo é oferecido como Cabeça para todas as criaturas, e é na verdade a Cabeça de todos os redimidos, e das miríades de anjos, todos reunidos nEle, precisamente nEle.
Ó Glorioso! Perfeição Divina e Humana se encontram nEle! Oh, que vocês fossem cheios de cativante admiração e pensamentos adoradores a Ele neste dia! Oh, que Ele resplandecesse como o sol sobre vocês! Ele é a Luz do mundo, o Sol da justiça, a brilhante Estrela da manhã. É Aquele que justifica o ímpio, que tem poder para perdoar pecados. Ele é precioso para todos os que creem.
2. Sua obediência: Dupla.
(1). Ele obedeceu a santa lei de Deus. Satanás pensou que ele tinha envergonhado para sempre a lei de Deus, quando ele levou toda a raça humana a aborrecê-la, a negá-la, e não obedecê-la; mas ele foi frustrado exatamente nisso. O Filho de Deus veio e obedeceu-a. A obediência dEle glorificou a Deus muitíssimo, foi mais maravilhoso para os anjos do que seria a obediência de um mundo inteiro. Ele magnificou a lei, e a fez gloriosa, fez com que ela brilhasse mais forte do que nunca, como santa, justa e excelente lei.
Olhe através da vida de Jesus, como relatado no Evangelho, e você verá o que é obedecer à lei de Deus. Ele não tinha outros deuses diante de Seu Pai. Ele não curvou-Se diante de ídolos. Ele não tomou o Seu santo nome em vão. Lembrou-se do dia de Sabath, e o santificou. Ele veio a Nazaré, esteve sujeito a José e Maria. “Mulher, eis aí o teu filho”. Ele não matou, não adulterou, não roubou, não houve dolo que se achasse em Sua boca e não cobiçou. E ainda que você sumarize os Dez Mandamentos, e resuma-os em dois, Ele amou a Deus com todo o Seu coração, mente e força; e amou o Seu próximo como a Si mesmo. Um amor insaciável para com Deus queimou no Seu peito. Ele prezou a Deus em tudo o que fez. Mesmo quando Deus O moeu e colocou-O em aflição, quando Deus exclamou: “Ó espada, desperta-te contra o meu pastor, e contra o homem que é o meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos. Fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão sobre os pequenos”, ainda assim Ele clamou, “Deus meu, Deus meu”. Ele beijou a mão que O feriu. Ele amou o próximo mais do que a Si mesmo: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13). “Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. Mesmo quando eles estavam pregando-O na cruz, meneando a cabeça para Ele, pondo grilhões sobre Ele e oferecendo-Lhe vinagre, Ele exclamou: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. O amor é o cumprimento da lei! Ora, Deus é amor, e Cristo é Deus. Isso faz parte da obediência de Um, pelo que Ele justifica muitos pecadores.
(2). Ele deu a Sua vida. Nisso, Ele obedeceu a um mandamento especial de Seu pai. Adão não estava apenas sob os Dez Mandamentos, mas ele tinha um mandamento especial dado a ele, para provar a sua obediência à vontade de Deus, a saber, ele não deveria comer do fruto proibido. Da mesma forma como Cristo não estava apenas sob os Dez Mandamentos, mas sob um mandamento especial, o mais difícil que já foi dado a qualquer ser, que ele deveria morrer pelos pecadores: “Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida”; “Este mandamento recebi de meu Pai” (João 10:18), e um pouco depois, “não beberei eu o cálice que o Pai me deu?” (João 18:11).
Por isso, Ele diz: “Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste. Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito. Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração” (Salmos 40:6-8). “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Filipenses 2:8). Este foi a provação mais surpreendente de obediência que já aconteceu; foi uma extensa provação: “Estou aflito, e prestes tenho estado a morrer desde a minha mocidade; enquanto sofro os teus terrores, estou perturbado” (Salmos 88:15). Ele foi um “Homem de dores” desde a Sua mocidade. Frequentemente, Ele afundou sob a nuvem escura da ira de Seu pai, até que Ele gemeu Seu último suspiro no Calvário. Não havia nada na natureza das coisas para obrigá-lO a fazê-lo. Não havia nada de bom ou amável naqueles por quem Ele morreu; eles eram pecadores vis, não pedindo a Ele para morrer por eles; cegos para a Sua excelência e glória Divina. No entanto, Ele foi obediente até a morte. Esta é a obediência, com a qual Ele cobre e justifica todos aqueles, que apesar pecadores, vêm a Deus por meio dEle.
3. A consequência: “Muitos são feitos justos”. Vimos que na queda e ruína do homem, aprouve a Deus lidar com o homem, não como um campo de milho, sendo cada pé em sua própria raiz, mas como uma árvore, na qual todos os ramos ou permanecem ou caem juntos. Não fomos feitos pecadores, cada um por seu pecado individual, mas todos pelo pecado de um. Da mesma forma que tem agradado a Deus para justificar os pecadores, não cada um por sua própria obediência, por sua própria bondade e santidade, mas “pela obediência de um só”. Assim como Adão com seu único pecado trouxe a morte, a maldição de Deus, e o óbito espiritual total, não apenas sobre si mesmo, mas sob todos os ramos, mesmo os mais distantes, mesmo os mínimos, os que não haviam ainda nascido; Dessa maneira o segundo Adão, por sua própria obediência, trouxe o perdão, a justiça, a vida espiritual e eterna glória para todos os seus ramos, até mesmo o mais distante, o menor, mesmo aqueles que ainda não nasceu.
(1). Eles são feitos justos. Aqueles que recorrem a Cristo, são feitos justos. Não importa o que eles foram antes, eles são justos agora. Eles pertencem a uma família justa, a uma árvore justa; a raiz é justa, e por isso todos os ramos o são. Eles não são apenas perdoados, não têm apenas seus pecados infinitos apagados, mas eles são feitos justos. Eles não são feitos apenas inocentes, como se nunca tivessem cometido pecado, mas justos, como se tivessem cumprido toda a justiça. Tudo o que Cristo fez e sofreu é considerado deles. Nem são feitos justos como se tivessem obedecido, mas como se tivessem obedecido Divinamente. Eles são feitos justos de uma vez. Nós fomos feitos pecadores de uma só vez, por um golpe, pelo pecado de um só homem; assim, para aqueles de vocês que se apegarem a Cristo, são feitos justos de uma só vez. Você não tem que esperar muitos anos antes de encontrar aceitação. Você a encontrará no momento em que apegar-se a Cristo: “Aquele que crê em mim tem a vida eterna”; “No Senhor há justiça e força”; “No Senhor toda a descendência de Israel será justificada, e se gloriará”.
(2). Muitos, não poucos. O primeiro Adão era a raiz de uma família numerosa, a quem, por sua desobediência, ele transmitiu a morte e o pecado. O segundo Adão é a raiz de uma família numerosa, a quem Ele dá o perdão e santidade. Eles estão espalhados por todos os países e por todas as eras, de modo que muitas vezes eles parecem poucos, mas eles são muitos quando reunidos. “Assim será a tua descendência”. “Eu vi uma grande comitiva, que ninguém podia contar”, cada um feito justo desta maneira. “Na casa de meu Pai há muitas moradas”, e nenhuma delas estará vazia, mas cada um será justo na obediência de um só. Oh, Não, estaria, você, entre os muitos?
(3). Muitos, não todos. O segundo Adão se oferece a todos. Ele está disposto a ser coincidente com o primeiro Adão. A Ruína, pela queda do primeiro Adão, estendeu-se a toda a criatura; não obstante o dom do segundo Adão é também estendido a toda a criatura; “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”. Que o Evangelho seja pregado a toda criatura debaixo do Céu. Cristo poderia ser uma raiz de perdão, justiça, e vida eterna, a toda criatura. Entretanto, a maioria nega, e não virá até Ele. A maioria fica afastada, e morre em seus pecados. Temo que a maioria de vocês está, agora, afastada de Cristo. Oh, que todos vocês fossem feitos justos, na forma estabelecida por Deus.
III. Lições.
1. A Maioria está no caminho errado. Muitas pessoas estão de fato em uma direção errada. Quando um navio é destruído, e os marinheiros tomam o bote, eles se esforçam para chegar a terra, porém muitas vezes, eles remam na direção errada. Assim é com pecadores. Muitos de vocês são diligentes, mas não estão na direção certa. A maioria está tentando ser justa na obediência de muitos, cada um por si próprio. Você quer permanecer em sua própria raiz. Você não quer ter a culpa do primeiro Adão, nem a justiça do segundo. Você é mais sábio do que Deus? Se a justiça é mediante a lei, logo Cristo morreu em vão. Você está tentando fazer com que Cristo seja inútil. Não é melhor se submeter a vontade de Deus, considerar-se como é, caído como no plano Divino, para que se submeta à justiça de Deus?
2. Todos os crentes são igualmente justos diante de Deus. Vi, certa vez, uma família de crianças todas vestidas iguais, para que ninguém pudesse se vangloriar sobre os outros, todos sendo iguais. Assim é com a família de Deus; todos eles são justos na obediência de Um. Uma veste cobre-os todos — o manto de seu Irmão mais velho. Os crentes diferem em realizações, em dons e graças, mas todos são igualmente justificados diante de Deus. Não é uma obra deles mesmos que os justifica, é a obra de Cristo. Ah, irmãos! não há nenhuma jactância na família de Cristo. “Onde está logo a jactância? É de todo excluída”. Isto é o que mantém a maioria distante. Eles não podem suportar estar no mesmo nível de um bêbado ou de um publicano. Eles não suportam vir diante de Deus, junto de Maria Madalena e de um ladrão moribundo.
3. Você pode vir sempre a Deus desta maneira. Não é uma vez só que você precisa desta obediência Divina para cobri-lo, mas por toda a sua vida. Se você abandonou a Cristo, não é justo diante de Deus, volte agora. Esta obediência é sempre a mesma, sempre plena, sempre Divina. Você diz que você mudou; Cristo não mudou. Você diz que tem culpa adicional; Cristo ainda é o mesmo. Você ainda pode ser feito justo, pela obediência de Um. Por que você ficaria longe de Cristo? Você poderia se tornar justo longe dEle? Você pensa que pode ser justo em qualquer outra forma que não seja através de submeter-se a Ele?
17 de abril de 1842.
Sermão antecedente à Ceia do Senhor.