A Família Cristã e os Puritanos: Lições que precisamos (re)aprender hoje! | Por Winfield Bevins

O Ministério Da Família

Os Puritanos enfatizaram o valor e a importância do ministério pastoral familiar. A família Cristã é uma das marcas dos tempos dos Puritanos e um de seus maiores legados.

J.I. Packer disse a respeito da família Puritana:

Não chega a ser um exagero dizer que os Puritanos criaram a família Cristã no mundo de fala inglesa. A ética Puritana do casamento era que se buscasse não por um parceiro a quem você amasse apaixonadamente, naquele momento, mas, sim, por alguém a quem você pudesse amar de forma constante como seu melhor amigo por toda a vida, e, em seguida, buscar o auxílio de Deus para fazer exatamente isso. A ética Puritana de criação de filhos era treinar os filhos no caminho que deviam andar, cuidar de seus corpos e almas juntamente, e educá-los para serem sóbrios, piedosos e socialmente úteis em sua vida adulta.

O pastor Puritano Richard Baxter sabia da importância do ministério familiar. Ele disse:

Nós temos que ter um olhar especial sobre as famílias, para ver se elas estão bem ordenadas, e se os deveres individuais de cada membro estão sendo realizados. A vida da religião, e o bem-estar, e a glória, tanto da Igreja quanto do Estado, dependem muito do governo e ordem da família. Se aceitarmos a negligência disso, arruinaremos tudo. Rogo-vos, portanto, se vocês desejam a reforma e o bem-estar de seu povo, façam todo o possível para promover a religião familiar.

Os Puritanos acreditavam que a sua casa era a sua igreja. Eles sabiam que a comissão para “fazer discípulos” começa em casa. Em seu sermão de despedida, Jonathan Edwards disse: “Toda família Cristã deve ser como uma pequena igreja, consagrada a Cristo, e totalmente influenciada e regida por Suas leis. A educação e a ordem na família são alguns dos principais meios de graça”. Os pais, em especial, tinham uma responsabilidade espiritual para pastorear suas esposas e filhos. Thomas Doo Little disse:

Chefes de família deveriam ler a Escritura para as suas famílias e instruir os seus filhos e servos nos assuntos e doutrinas da Salvação. Portanto, eles devem orar por e com suas famílias. Ninguém que não deseja negar a Escritura pode negar o direito inquestionável de lermos a Bíblia em nossas casas, os governadores das famílias devem ensinar e instruir suas famílias com a Palavra de Deus.

Maridos e esposas têm a responsabilidade espiritual de ajudar a discipular um ao outro. Richard Baxter falou dos deveres espirituais de maridos e esposas de um para com o outro:

Uma das mais importantes tarefas de um marido para com sua esposa e de uma esposa para com seu marido é cuidadosa, habilidosa e diligentemente ajudar um ao outro no conhecimento, adoração e obediência a Deus para que eles possam ser salvos e crescer em sua vida Cristã. Vigiar os corações e as suas vidas mutuamente, julgando a condição das almas um do outro, e a força ou a fraqueza do outro, pecados e graças, e as falhas da vida do outro, de modo que vocês sejam capazes de prestarem um ao outro a ajuda mais adequada. Não desencoraje o seu cônjuge de instruir você, recusando-se a receber e aprender com suas correções. Unam-se em oração frequente e fervorosa. A oração obriga a mente à sobriedade, e comove o coração com a presença e majestade de Deus. Orem também um pelo outro quando vocês estiverem sozinhos, para que Deus possa fazer o trabalho que vocês mais desejam no coração um do outro.

O Puritano acreditava que era responsabilidade espiritual de um pai discipular e ensinar a seus filhos sobre a fé. Isso significava que a casa era o principal lugar onde se devia aprender sobre a Bíblia e instruções morais, e por isto era importante que as crianças começassem a aprender sobre Deus e sobre a Bíblia em casa. A Bíblia diz aos pais: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

O discipulado dos Puritanos começava em casa, por cônjuges que se amavam com o amor de Cristo e por ensinarem, amarem e disciplinarem os seus filhos para a glória de Deus.

 

***

Este é um excerto do artigo “O Discipulado No Tempo Dos Puritanos“, por Winfield Bevins.

Categorias do Blog
Últimos artigos

Explore nossa coleção de livros cristãos!

Descubra uma seleção inspiradora de livros nas versões impressos e eBooks. Clique agora e encontre seu próximo favorito!

Descubra nossos eBooks na Amazon

Encontre inspiração e sabedoria em nossa coleção de eBooks cristãos.

Junte-se ao nosso Canal no WhatsApp

Receba conteúdos exclusivos, novidades e promoções diretamente no seu WhatsApp. Entre para nossa comunidade!

Participe do nosso Canal no Telegram

Fique por dentro de lançamentos, eventos e ofertas especiais. Conecte-se conosco no Telegram e não perca nenhuma atualização!

Artigos relacionados

Receba 10% de desconto extra na sua primeira compra

Válido para todos os livros, ebooks e combos em nosso site.

Este site utiliza cookies para garantir seu funcionamento correto e proporcionar a melhor experiência na sua navegação.
Ao continuar nesse site você está de acordo com nossa Política de Privacidade.