❝ Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.❞ (1 João 5:7)
Um conhecimento espiritual da Trindade é o fundamento de toda a piedade vital. Conhecer o Pai, o Filho e o Espírito Santo por ensino especial e revelação divina é a soma e a substância da religião espiritual, e é a vida eterna; de acordo com o próprio testemunho do Senhor Jesus em João 17:3: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. Assim, mais cedo ou mais tarde, o Senhor leva todo o Seu povo a conhecer e receber divinamente esse glorioso mistério; e assim eles conhecem o amor eletivo do Pai, a obra redentora do Filho e o testemunho interior do Espírito; e que estes Três são Um.
Mas, quão oposto à natureza, sentido e razão é esse mistério glorioso; e como todos eles se levantam em rebelião contra essa verdade! Como podem os Três ser Um ou Um ser Três? A natureza questiona e a razão argumenta. E ainda assim os filhinhos recebem e acreditam nisso. Remova a doutrina da Trindade, e toda a sua esperança acaba imediatamente. Como podemos descansar no sangue expiatório de Cristo, se este não for o sangue do Filho de Deus? Ou em Sua justiça justificadora, se esta não for a justiça de Deus? Ou como poderíamos ser preservados, guiados, ensinados e conduzidos pelo Espírito Santo, se Ele também não for uma Pessoa Divina?
Assim, chegamos a conhecer o mistério das Três Pessoas na Divindade, recebendo com amor em nossos corações a obra de cada Um com poder; e, no entanto, sabemos que esses Três são Um só Deus. É essa recepção interior da verdade em amor que sustenta a alma durante uma tempestade. Muitas vezes somos lançados e ficamos prestes a dizer: “Como estas coisas podem ser assim?”. Mas somos mantidos por esse senso profundamente arraigado, como a âncora sustenta o barco no vendaval, de modo que estaríamos arruinados sem essa verdade. Se este mistério for removido, nossa esperança deve ser removida também, pois não há perdão, paz nem salvação, senão a que há e flui de um conhecimento experimental do Deus triuno.
Sobre o autor
J.C. Philpot
Joseph Charles Philpot (1802–1869) era conhecido como “o Separatista”. Foi um pastor, teólogo, escritor e editor. Ele se demitiu da Igreja da Inglaterra em 1835 e tornou-se um batista estrito e particular. Enquanto estava na Igreja da Inglaterra, foi um membro do Worchester College, em Oxford, e parecia ter uma carreira acadêmica brilhante. A carta que enviou para o reitor afirmando suas razões para deixar a Igreja da Inglaterra foi publicada e teve várias edições. Após isso ele se tornou um batista estrito e particular, e foi batizado por John Warburton em Allington (Wilts). O resto de sua vida foi gasto ministrando entre os batistas estritos. Por 26 anos, teve um pastorado conjunto em Stamford (Lines) e Oakham (Rutland). Além disso, por mais de 20 anos, foi editor de “The Gospel Standard”, onde muitos de seus sermões apareceram pela primeira vez.
“Meu desejo é exaltar a graça de Deus, proclamar a salvação através de Jesus Cristo somente; declarar a condição pecaminosa, miserável e desesperada do homem em seu estado natural; descrever a experiência vívida dos filhos de Deus em suas aflições, tentações, tristezas, consolações e bênçãos.” — J.C. Philpot