❝ Eis que eu assentarei as tuas pedras com todo o ornamento.❞ (Isaías 54:11)
Por essas “pedras” que o Senhor prometeu “assentar com todo o ornamento”, acho que podemos entender as abençoadas verdades do Evangelho que são depositadas na alma pela mão de Deus. Todo ornamento está profundamente enraizado e embutido na própria substância da pedra, não artificialmente colocado. Elas são como lindos mármores, nos quais cada matiz e veios brilhantes penetram na substância mais profunda do material. Tais são as verdades de Deus, belas por toda parte, penetradas com graça e glória em suas maiores profundidades.
Mas essas cores são escondidas da vista até serem trazidas e colocadas na alma pelas mãos de Deus. Por mais bela ou ornamentada que seja qualquer palavra de Deus em si mesma, só se torna experimentalmente embelezada por Sua própria mão divina na alma. Isso realiza o ornamento. Quantas vezes lemos a palavra de Deus sem ver a menor beleza nela! Mas deixe a mesma porção ser sentida com doçura e poder para a alma, então, inexprimível beleza é vista nela imediatamente; torna-se “pedras com todo o ornamento”. Salvação plena e gratuita, o amor perdoador de Deus, o precioso sangue do Cordeiro, justificação pela justiça imputada de Cristo, “vinho e leite sem dinheiro e sem preço”, graça superabundante, misericórdia infinita, vida eterna – estas são algumas das pedras preciosas e ornamentadas que Deus, o Espírito, com Suas próprias mãos, assenta na consciência.
Sobre o autor
J.C. Philpot
Joseph Charles Philpot (1802–1869) era conhecido como “o Separatista”. Foi um pastor, teólogo, escritor e editor. Ele se demitiu da Igreja da Inglaterra em 1835 e tornou-se um batista estrito e particular. Enquanto estava na Igreja da Inglaterra, foi um membro do Worchester College, em Oxford, e parecia ter uma carreira acadêmica brilhante. A carta que enviou para o reitor afirmando suas razões para deixar a Igreja da Inglaterra foi publicada e teve várias edições. Após isso ele se tornou um batista estrito e particular, e foi batizado por John Warburton em Allington (Wilts). O resto de sua vida foi gasto ministrando entre os batistas estritos. Por 26 anos, teve um pastorado conjunto em Stamford (Lines) e Oakham (Rutland). Além disso, por mais de 20 anos, foi editor de “The Gospel Standard”, onde muitos de seus sermões apareceram pela primeira vez.
“Meu desejo é exaltar a graça de Deus, proclamar a salvação através de Jesus Cristo somente; declarar a condição pecaminosa, miserável e desesperada do homem em seu estado natural; descrever a experiência vívida dos filhos de Deus em suas aflições, tentações, tristezas, consolações e bênçãos.” — J.C. Philpot