Entre ou cadastre-se

Meditações Diárias | 16 de Agosto | J.C. Philpot

❝ Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles.❞ (Salmos 68:18)

Que coisa dolorosa é ser rebelde! Quase não há sentimento pior do que a rebelião a um homem cuja consciência é tornada sensível ao temor de Deus. Ter rebelião contra um Deus santo e sábio, rebelião contra o Seu trato conosco na providência, contra Seus ensinamentos na graça, porque não temos mais da luz de Seu semblante, porque não temos mais testemunhos e manifestações mais claras! Sabemos em nosso julgamento que Deus não pode errar em nenhuma de Suas ações, e ainda assim perceber por vezes uma rebelião tão terrível contra Deus, quão doloroso é! A menor ninharia pode resultar em rebelião. Não precisa de uma tempestade ou de um vendaval para erguer as suas ondas orgulhosas. O mais leve sopro, ou a brisa mais fraca por vezes agitará as ondas do coração rebelde e o fará inchar com tumultos.

Mas que misericórdia é para as pobres almas que gemem e se afligem sob um coração rebelde, que este Mediador que subiu ao alto recebeu dons para eles! Não é a sua paciência, mansidão e boa disposição, nem a sua gentileza e calma que trazem a graça aos seus corações; mas Deus o Pai entregou todas as graças e dons do Espírito ao Seu querido Filho, e eles são dados a você porque tem uma participação salvífica em Seu sangue e justiça.

O Senhor nos ensina isso. Se fôssemos sempre pacientes, mansos, santos, submissos, nunca assediados pelo diabo e nunca sentíssemos o agir da corrupção, começaríamos a pensar que temos algum poder para agradar a Deus em nós mesmos, e negligenciaríamos e desprezaríamos o precioso Salvador. Mas quando ensinados pela experiência dolorosa que natureza depravada e coração rebelde carregamos em nosso peito, quando o Senhor derrama um pouco de misericórdia e graça em nossa alma, então conhecemos o bendito lugar de onde a bênção vem e aprendemos a nos aborrecer e a bendizer o Seu santo nome.

Título original: Daily Portions — Via: GraceGems.org: • Traduzido e publicado com permissão. Tradução por Juliana e Ana Beatriz Oliveira Meninel • Revisão por Camila Teixeira