Entre ou cadastre-se

A Bem-aventurança de Estar em Cristo, por C. H. Spurgeon

[Excerto do Sermão Nº 2451, Abençoados nEle • Tabernáculo Metropolitano, Newington • 1886]

“Os homens serão abençoados nele” (Salmos 72:17).

É sobre esta condição abençoada que o texto direciona nossos pensamentos; ele promete que os homens serão libertos da maldição, que eles serão elevados da condição natural de infelicidade, que eles serão resgatados de seus questionamentos esperançosos, e devem realmente vir a ser abençoados. Deus declará-los-á abençoados. Ele estabelecerá sobre eles o grande selo da aprovação Divina, os chamará abençoados, e com este selo neles, virão fluindo em seus corações a doçura de intenso deleite que deverá proporcionar-lhes experimentalmente uma bênção para seu próprio prazer consciente.

Deixe-me falar sobre o que Cristo faz com um homem que está realmente nEle, e depois você verá como ele é abençoado.

O homem que vem a Cristo pela fé e realmente confia em Cristo, tem todo o passado corrigido. Todos os seus pecados, quaisquer que tenham sido, são perdoados no momento em que ele crê em Jesus Cristo, o Filho de Deus. Suas iniquidades são apagadas, e são como se nunca tivessem sido cometidas. Como a nuvem que passa, e não é mais vista, assim as nuvens espessas dos nossos pecados são dispersas por Cristo, tão logo cremos nEle. Nem jamais o nosso céu voltará a escurecer. O perdão que Deus dá não é temporário, mas eterno. Uma vez perdoado, você é perdoado para sempre; o ato do perdão Divino e esquecimento permanecem firmes para todo o sempre. Não é o homem realmente abençoado, quando é liberto de seus pecados? Davi disse: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado é o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano” [Salmos 32:1-2]. Esta é a bem-aventurança que Cristo dá àqueles que estão nEle, tal como para o passado que na sua totalidade, com toda a sua escuridão, com todo os seus agravantes de pecado, Ele os tomou sobre Si mesmo, e suportou o castigo devido por causa deles, e Ele os purificou, e diz ao homem que crê nEle: “Os teus pecados, que são muitos, estão todos perdoados; vá em paz”. Essa é uma parte da bem-aventurança daqueles que estão em Cristo, o passado é totalmente perdoado.

Ao mesmo tempo, os homens que estão em Cristo recebem favor presente. Tão logo realmente cremos em Jesus, nada haverá que roube de sobre o nosso coração um prazeroso senso de descanso, segundo o gracioso convite e promessa dEle: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” [Mateus 11:28]. E enquanto nós prosseguimos em servir ao Senhor, e tomar sobre nós o Seu julgo, e aprendermos dEle, nós encontramos descanso para as nossas almas, pois o Seu julgo é suave e o Seu fardo é leve. Eu acredito que, muitas vezes, um filho de Deus, quando realiza sua união com Cristo, sente-se tão abençoado que ele não conhece nada mais que possa torná-lo mais abençoa-do do que já é. Ele diz: “Eu sou perfeitamente satisfeito com o meu Senhor, e com o que eu sou nEle. Comigo mesmo, eu estou sempre insatisfeito, e sempre gemendo porque eu não consigo vencer o pecado completamente; mas com o meu Salvador eu estou sempre satisfeito, eu sou vencedor nEle, e me regozijo nEle, de fato, sou abençoado nEle”. Alguns de vocês sabem quão abençoada coisa é ser um filho de Deus e um herdeiro do céu, quão abençoado é ter o trono de Graça onde você pode levar seus problemas, e ter um socorro que é forte o suficiente para libertá-lo. Eu falei, outro dia, com um amigo Cristão, e disse a ele: “Minha vida, às vezes, assemelha-se a de um homem que caminha sobre uma corda bamba. A caminhada da fé é muito misteriosa; um passo em falso, ou um deslize e onde deveríamos estar?”. Meu amigo respondeu: “Sim, é assim, sem dúvida; mas nessa ocasião por baixo estão os braços eternos”. Ah! Esta é uma bendita adição à ilustração; não há como escorregar para fora da corda sobre a qual Deus nos chama a caminhar; mas, ainda que fosse possível, embaixo estão os braços eternos, e tudo está bem; e o Cristão, quando sabe disto, e vive como alguém deve viver ao estar em Cristo, é, desde agora, um homem verdadeiramente abençoado.

Mas isto não é tudo, aquele que crê em Cristo tem o seu futuro garantido. Ele não sabe o quanto viverá, e ele não quer saber, pois o seu Pai sabe. Deus sabe tudo o que poderíamos desejar saber; e como Ele o sabe, isto é melhor do que nosso conhecimento. Se a nossa vida será longa ou curta, Ele estará conosco até o fim, e como os nossos dias será a nossa força. Ele nos santificará em toda experiência que nos depararmos, e nada poderá nos prejudicar. Ele nos manterá seguros até o fim de nossa jornada, e nós passaremos pelo rio da morte sem temor; nós ascenderemos triunfantes do outro lado, e veremos a face do nosso Salvador sem um véu entre nós, para todo o sempre. Tudo isto é uma certeza absoluta se nós somos filhos de Deus, pois não é possível que alguém da família de Deus pereça, e aquele que foi comprado com o sangue de Cristo nunca será lançado fora. Ele sempre sustentará os Seus, e os preservará até o fim. Não são eles abençoados, então, e não é o texto repleto de doçura quanto a esta condição ímpar, “os homens serão abençoados nele”?

Onde estão vocês, abençoados homens e mulheres? Onde estão vocês? Venham gozar de vossas bênçãos; não tenham receio de serem felizes. Eu acredito que alguns Cristãos ficam um pouco receosos de si mesmos quando descobrem que eles são cheios de alegria; e que, talvez, eles nunca devessem quebrar as regras de decoro, e expressar sua alegria, então se ruborizam. Isto não acontecia com os santos do passado, em alguns momentos eles falavam e cantavam tão alto de júbilo em seus corações que até os seus adversários diziam: “O SENHOR tem feito grandes coisas a eles”, e eles respondiam, “o SENHOR tem feito grandes coisas a nós, pelas quais estamos alegres” [Salmos 126:2-3], e novamente eles entoavam os seus Aleluias. Então, foram as suas bocas cheias de riso, e suas línguas de cânticos. Então, deixe ser assim com vocês, pois vocês são realmente pessoas abençoadas, se vocês estão em Cristo.