Entre ou cadastre-se

Como Ler a Bíblia em Família?

Por muitos anos temos lido a Bíblia em nossa família, juntos e em voz alta. Nós temos feito isso por cerca de uma década. Isso promoveu em nossos filhos um amor pela Palavra de Deus e proporcionou-lhes uma compreensão da ampla história da redenção de Gênesis ao Apocalipse. Isso mostrou-lhes o lugar deles no mundo.

Por que Fazer Isso?

Davi dá o argumento mais poderoso no Salmo 19:7-11:

A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos. O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.

Qual é o valor de um entendimento profundo do Evangelho? Qual é o valor de ver o panorama da história? Qual é o valor de conhecer todo o conselho de Deus? Qual é o valor de se preparar para enfrentar os desafios e as tristezas futuras? Eu creio que não há melhor modo de capturar esse valor do que simplesmente ler a Bíblia em família.

Aqui está o meu desafio: leia a Bíblia com toda a sua família em 2018. Aqui estão dez dicas para ler a Bíblia em família em 2018:

1. Responda a essa pergunta imediatamente: Seus filhos conseguem?

Eles conseguem? Sim! Não se deixe intimidar pelo fato de seus filhos serem jovens. Eles podem não conseguir entender tudo, mas eles vão entender algo do todo. Você descobrirá que eles entenderão mais do que imagina. Lembre-se de que a mãe de Timóteo ensinou-lhe as Escrituras desde o tempo em que era criança: “Desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras” (2 Timóteo 3:15). Lembre-se de que  povo de Deus se reunia por muitas horas para ouvir a leitura da Palavra de Deus (Neemias 8:1). Além disso, lembre-se que a maior parte da Bíblia é narrativa – histórias que as crianças podem amar. As crianças podem se sentar e assistir a um vídeo por uma hora. Certamente, isso é uma prova de que eles podem sentar e ouvir uma leitura por 20 a 40 minutos.

2. Prepare um coração alegre.

A Bíblia inteira aponta para “boas novas de grande alegria que serão para todo o povo”.

Os pais que amam as palavras das Escrituras são as mais poderosas influências na vida das crianças. Quanto mais você ama a Palavra de Deus, mais fácil será para seus filhos ouvirem quando você ler para eles. É contagiante quando você ama as palavras e as histórias da Bíblia, crendo que elas são “puras”, “perfeitas” e “santas”. Deus promete que aqueles que se deleitam na lei do Senhor são ricamente recompensados: “será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará” (Salmo 1:3).

3. Mantenha a simplicidade.

Não pense que você precisa explicar tudo. Quando estiverem lendo toda Bíblia em um ano, não há como falar com cuidado e analisar tudo nos capítulos diários. É simplesmente muito material. Quando você terminar de ler o capítulo ou a porção, escolha um versículo ou uma ideia e fale sobre isso. Fique contente com o contexto maior. Eu frequentemente fazia perguntas como: “Qual foi a sua parte favorita?”, ou “Que coisas maravilhosas você viu na lei de Deus?” (Salmos 119:18).

4. Escolha um bom lugar e hora do dia para que leiam.

Consistência é fundamental. Por quê? Por duas razões. Primeiro, precisamos de ordem para sermos bem-sucedidos, como o salmista disse: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Salmos 90:12). Segundo, porque tudo em sua vida guerreará contra qualquer hora que você escolher. O Diabo usará todas artimanhas para desviar a sua família da leitura da Bíblia, incluindo os membros de sua própria família. Selecione um tempo inflexível. Às vezes, achamos útil ler o Antigo Testamento pela manhã e o Novo Testamento à noite para dividir a leitura. Recomendo que faça o mesmo. Isso ajuda você a declarar a Sua “benignidade pela manhã” e a “Sua fidelidade à noite” (Salmo 92:2).

5. Seja um bom guia

Conduza a sua família pela mão e caminhe pelos caminhos da graça salvífica. Maravilhe-se com as pessoas, os lugares, as eras e as personagens que Deus incluiu na história da graça salvífica. Esses são as placas na estrada da santidade (Isaías 35:9). Aponte para a beleza enquanto você lê. Cultive um espírito de admiração pelas palavras e histórias. Para ajuda prática, confira o livro “Journey Through the Bible” [Jornada através da Bíblia], que é um recurso de breve sumário para ajudá-lo a entender o propósito de cada livro da Bíblia. Ao peregrinar, admire a beleza, a verdade e a praticidade reveladas.

6. Faça com que todos leiam.

Uma das coisas que fizemos em nossa família foi que cada pessoa deveria ler cinco versículos por vez. Se tivéssemos filhos que só conseguiam ler algumas palavras, pedimos que lessem uma, duas ou mais palavras. Se fossem jovens demais para ler, leríamos algumas palavras e pediríamos que repetissem. Esse foi um dos nossos métodos para ensiná-los a ler.

7. Cantem sobre isso.

Cante um hino que comunique a mensagem do livro da Bíblia que vocês estão lendo. “Louvai ao SENHOR, e invocai o seu nome; fazei conhecidas as suas obras entre os povos. Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; falai de todas as suas maravilhas” (Salmos 105:1-2). Em “Jornada através da Bíblia” há a recomendação de um hino para cada livro da Bíblia. Cantar é uma forma da verdade fluir no lar e é uma bênção para a alma.

8. Se previna contra contra atrasos devida à necessidade de disciplina das crianças.

De tempos em tempos, sua leitura pode ser retardada por problemas de disciplina. As crianças às vezes desobedecem ou têm atitudes ruins. Elas podem ser más umas com as outras enquanto você está lendo. Essas coisas precisam ser tratadas na hora. Se possível, é útil se um dos pais puder sair com o filho que errou para resolver o problema, enquanto o restante da família continua lendo. Não deixe que isso o desencoraje. Trata-se de uma parte normal da vida. Os comportamentos pecaminosos providencialmente emergem no caminho da santidade. Acredito que essas coisas acontecem para que os pais confrontem o pecado e para que os filhos sejam libertos de sua rebelião. “Tende grande gozo quando cairdes em várias tentações” (Tiago 1:2).

9. Escolha um método para ler a Bíblia em um ano.

Existem muitos métodos que podem ser escolhidos. Escolha um e comece em 1º de janeiro do ano atual. Nossa família tem usado o plano de John MacArthur. Geralmente, levava entre 20 minutos a uma hora para ler a cada dia, dependendo da idade dos nossos filhos e quanta discussão (ou problemas de disciplina) tínhamos.

10. Busque avançar quando perceber que vocês se atrasaram.

Eu prevejo que, às vezes, vocês se atrasarão. Acontecia com a nossa família — muitas vezes por ano. Não diga: “Podemos nos atrasar, por isso não devemos tentar”. Geralmente, é um erro negligenciar algo grandioso por um possível fracasso. Sim, vocês se atrasarão de vez em quando. Acontece na vida! Nossa família usou métodos diferentes em momentos diferentes quando nos atrasávamos. Aqui estão quatro modos pelos quais a família Brown se recuperava quando atrasávamos o nosso cronograma:

O primeiro modo: redistribuir.

Digamos que você tenha 16 capítulos atrasados. Acrescente um capítulo extra para os próximos 16 dias e você estarão atualizados em dezesseis dias.

O segundo modo: acelere.

Apenas deem um impulso e leiam os 16 capítulos atrasados ao longo de um dia ou dois. Dediquem-se por cerca de duas horas e leia, leia e leia. Apenas “Acelere e termine!”.

O terceiro modo: ouvir.

Ouçam uma Bíblia em áudio enquanto estiverem no carro ou realizando atividades em casa.

O quarto modo: seguir em frente.

Simplesmente avancem para a seção do dia no plano. Conforme-se: “Esse não é um mundo perfeito, nós não somos uma família perfeita e às vezes nos atrasamos. MAS, não estamos desistindo!”.

Então, aqui está a grande questão

Seus filhos estão prontos para as provações futuras? Eles conhecem o verdadeiro Evangelho? Eles têm uma visão elevada de Deus? Eles têm uma visão bíblica a respeito do Seu amor, verdade e misericórdia?

A leitura de todo o conselho de Deus é o melhor treinamento para o futuro.

Não deixe os seus filhos saírem de casa sem esse treinamento.

 

Título original: How to Read the Bible as a Family — Via: NCFIC.org • Traduzido e publicado com permissão. Tradução por Camila Rebeca Teixeira • Revisão por William Teixeira