Entre ou cadastre-se

Devocional Banco da Fé • 2 de Março

Dando em Secreto

“Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.” (Mateus 6.3-4)

 

Nenhuma promessa é feita para aqueles que dão aos pobres para serem vistos pelos homens. Eles têm a sua recompensa simultaneamente e não podem esperar serem recompensados duas vezes.

Vamos esconder a nossa caridade — sim, escondê-la até de nós mesmos. Dê tantas vezes e tanto, e chame a atenção para sua ajuda aos pobres tanto quanto você dirige sua atenção para o que você come em suas refeições regulares. Dê sua esmola sem sequer sussurrar para si mesmo: quão generoso eu sou! Não tente recompensar a si mesmo desse modo. Deixe o assunto com Deus, que nunca deixa de ver, registrar e recompensar. Bem-aventurado o homem que está ocupado em secreto com a sua bondade: ele encontra uma alegria especial em suas benevolências desconhecidas. Esse é o pão, que comido às ocultas, é mais doce do que os banquetes dos reis. Como posso mimar a mim mesmo com esse fino deleite? Deixe-me ter uma verdadeira festa de ternura e derramar de alma.

Aqui e no futuro o próprio Senhor cuidará pessoalmente da recompensa do doador secreto da esmola. Isso acontecerá de Sua própria maneira e em Seu próprio tempo; e Ele irá escolher o melhor. O quanto significa esta promessa será necessário a eternidade para revelar.