Entre ou cadastre-se

Meditações Diárias | 08 de Agosto | J.C. Philpot

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. (Salmos 51:1)

Este salmo é muito adequado às necessidades e sentimentos de todo pecador prudente, pois não é necessário ter cometido o pecado de Davi para ter uma medida do arrependimento e confissões de Davi, e dos desejos, anelos e súplicas de Davi. “Tem misericórdia de mim, ó Deus”, diz ele, “segundo a tua benignidade”. Rogar a Deus que tenha misericórdia de nós é um dos primeiros clamores que um pecador arrependido faz diante de Deus. Foi assim com o cobrador de impostos no templo; e onde esse clamor é sincero, Deus certamente ouvirá “segundo a Sua benignidade”, pois Ele é cheio de amor e bondade para com os pecadores miseráveis e contritos.

O salmista também pede ao Senhor: “apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias”. Como nossos pecados em pensamento, palavra e ação são uma multidão incontável, pelos quais todos nós merecemos o inferno, precisamos da “multidão das Suas misericórdias” para apagá-los. Podemos ver as estrelas no céu, as areias da praia, as gotas de orvalho na grama, as ondas do mar; mas tanto os nossos pecados quanto as misericórdias de Deus excedem a todos estes. Como Ele mostrou essas misericórdias ao dar a Seu querido Filho para sofrer, sangrar e morrer por pecadores miseráveis; e como necessitamos de todas essas misericórdias para que Deus se compadeça e perdoe as nossas transgressões.

E quão sinceramente Davi suplicou: “Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado”! É apenas o lavar realizado pelo próprio Deus que pode nos purificar completamente. Se pudéssemos derramar um oceano de lágrimas, isso não lavaria um pecado sequer; mas o sangue de Cristo purifica de todo pecado. Para nos fazer saber disso, o Senhor nos mostra e nos faz sentir a culpa e o fardo do pecado, e que não podemos fazer nada para removê-lo. O perdão é o Seu dom gratuito e todo pecador prudente é levado a sentir essa verdade.

 

Título original: Daily Portions — Via: GraceGems.org: • Traduzido por Camila Teixeira