❝ Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente.❞ (2 Coríntios 4:17)
Ó santos sofredores de Deus, filhos tentados e afligidos do Altíssimo, levantem os seus pensamentos, pois Deus pode capacitá-los. Levantem os olhos e vejam o que os aguarda.
Você está sendo provado, tentado, provado e afligido? Isso é uma misericórdia. Deus não lida assim com todos. É porque você é um filho de Deus que Ele o castiga. Ele quer o conformar à imagem de Seu Filho em glória e, portanto, Ele agora o conforma com a imagem do Seu Filho em sofrimento. “Mas”, você diz, “eu não consigo crer que é assim!”. Não; se você puder crer, essa aflição não será demasiada.
Essa é a prova da fé: prosseguir gemendo, lutando, sofrendo, suspirando, crendo contra a incredulidade, esperando contra a esperança; e ainda olhando para o Senhor, embora haja tudo de natural ao redor para amortecer as esperanças e expectativas de suas almas que esperam. No entanto, tudo terminará bem para o povo de Deus.
Sua vida aqui é uma vida de tentação, de sofrimento e provação; mas o céu compensará tudo. E se a nossa fé é agora provada como “no fogo”, será um dia “achada para louvor e honra e glória no aparecimento de Jesus Cristo”.
Naquele dia, quando os segredos de todos os corações forem trazidos à luz, a fé de milhares será pouco mais do que presunção; mas a fé da amada família de Deus será então coroada com “louvor e honra e glória”; e eles verão o Cordeiro como Ele é face a face. Então, todas as lágrimas serão enxugadas de todos os rostos.
Sobre o autor
J.C. Philpot
Joseph Charles Philpot (1802–1869) era conhecido como “o Separatista”. Foi um pastor, teólogo, escritor e editor. Ele se demitiu da Igreja da Inglaterra em 1835 e tornou-se um batista estrito e particular. Enquanto estava na Igreja da Inglaterra, foi um membro do Worchester College, em Oxford, e parecia ter uma carreira acadêmica brilhante. A carta que enviou para o reitor afirmando suas razões para deixar a Igreja da Inglaterra foi publicada e teve várias edições. Após isso ele se tornou um batista estrito e particular, e foi batizado por John Warburton em Allington (Wilts). O resto de sua vida foi gasto ministrando entre os batistas estritos. Por 26 anos, teve um pastorado conjunto em Stamford (Lines) e Oakham (Rutland). Além disso, por mais de 20 anos, foi editor de “The Gospel Standard”, onde muitos de seus sermões apareceram pela primeira vez.
“Meu desejo é exaltar a graça de Deus, proclamar a salvação através de Jesus Cristo somente; declarar a condição pecaminosa, miserável e desesperada do homem em seu estado natural; descrever a experiência vívida dos filhos de Deus em suas aflições, tentações, tristezas, consolações e bênçãos.” — J.C. Philpot