❝ Porém ele disse: Não te deixarei ir se não me abençoares.❞ (Gênesis 32:26)
É encorajador para o povo do Senhor enquanto passa por temporadas semelhantes de aflições, provações, perplexidade, tristeza ou angústia como Jacó, ver o resultado abençoado de sua luta com o anjo. Ele cruza o vau de Jaboque em toda fraqueza; ele retorna com toda força. Ele deixa a sua família e luta sozinho como um desfalecente Jacó; ele retorna aos seus como um Israel que prevaleceu. Ele vai ao Senhor em agonia de dúvida e alarme; temendo a todo momento que tudo que lhe é amado seja varrido da face da terra; ele retorna com a benção do Senhor em sua alma, com a luz da face do Senhor levantada sobre ele.
E este exemplo não é registrado para a instrução e consolação da família do Senhor? Eles não estão frequentemente em situações que se assemelham às circunstancias de Jacó, literalmente? Eles não têm dificuldades e necessidades semelhantes? E de vez em quando o Senhor não faz crescer em seus corações a mesma fé a qual se apegam? Não sustenta a mesma importunação a ser mantida? E Aquele que deu a Jacó uma libertação misericordiosa, Aquele que registrou em Sua santa palavra esse evento notável na vida de Jacó para a edificação e instrução de Seu povo em todos os tempos, ouve a Jacó, e não os ouve? É depreciativo para o compassivo “Homem de dores”, é traição contra a Majestade do Céu, crer que um filho de Deus em circunstâncias semelhantes pode ir ao Senhor de modo semelhante e não obter uma benção similar.
Sobre o autor
J.C. Philpot
Joseph Charles Philpot (1802–1869) era conhecido como “o Separatista”. Foi um pastor, teólogo, escritor e editor. Ele se demitiu da Igreja da Inglaterra em 1835 e tornou-se um batista estrito e particular. Enquanto estava na Igreja da Inglaterra, foi um membro do Worchester College, em Oxford, e parecia ter uma carreira acadêmica brilhante. A carta que enviou para o reitor afirmando suas razões para deixar a Igreja da Inglaterra foi publicada e teve várias edições. Após isso ele se tornou um batista estrito e particular, e foi batizado por John Warburton em Allington (Wilts). O resto de sua vida foi gasto ministrando entre os batistas estritos. Por 26 anos, teve um pastorado conjunto em Stamford (Lines) e Oakham (Rutland). Além disso, por mais de 20 anos, foi editor de “The Gospel Standard”, onde muitos de seus sermões apareceram pela primeira vez.
“Meu desejo é exaltar a graça de Deus, proclamar a salvação através de Jesus Cristo somente; declarar a condição pecaminosa, miserável e desesperada do homem em seu estado natural; descrever a experiência vívida dos filhos de Deus em suas aflições, tentações, tristezas, consolações e bênçãos.” — J.C. Philpot