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Uma Exposição de 1 Coríntios 12?13:1-3 por C. H. Spurgeon

1 Coríntios 12:1-2: Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. Embora os membros da igreja de Corinto foram altamente favorecidos com dons espirituais, eles não parecem ter conhecido como usá-los. Paulo aponta para eles neste capítulo como ignorantes que estavam relacionados com os próprios dons que eles possuíam. Eles não sabiam como colocá-los para uso adequado no serviço de Deus. O apóstolo portanto, lembrando desses dons, ressalta aos Coríntios que apenas um pouco antes eles eram pagãos, levados por mentiras e superstição, e adorando ídolos mudos. Eles não tinham nada, portanto, para se vangloriar, e é provável que, se olharmos para trás, para a caverna do poço de onde fomos cavados, nós não veremos mais ocasião para vangloriar-nos do que eles tinham.

 

3a. Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema. Suponho que, em suas assembleias onde todos falavam o que gostavam, havia algumas pessoas que ainda falavam blasfêmias. Eles professavam estar sob a orientação do Espírito de Deus e ainda assim eles se levantavam e chamavam sobre amaldiçoar Jesus. Onde não há nenhuma regra nem ordem, há certeza de existir algo muito prejudicial em breve. Paulo faz-lhes compreender que este tipo de discurso não poderia continuar sem repreensão

 

3b. e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. Se um homem realmente conhece Jesus como seu Senhor, e ele declara esta verdade de Deus, então, você pode aceitá-la totalmente como estando em harmonia com o ensino do Espírito de Deus.

 

4-7. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Estes são dados a fim de que ele mesmo possa beneficiar-se, e também que ele possa ser o meio de benefício para aqueles que o ouvem.

 

8a. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria. Ele é prudente, um homem experiente, apto para conduzir os jovens, os fracos e os que são menos instruídos do que ele mesmo é.

8b. E a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência. Ele tem uma ampla gama de conhecimento prático com a Palavra de Deus e embora ele possa não ser tão criterioso como o irmão que acabou de ser mencionado, no entanto, ele é um homem de conhecimento.

 

9. E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé. Paulo provavelmente quer dizer aqui algum tipo especial de fé. Talvez a fé que permitiu ao seu possuidor operar milagres.

 

9b-10a. E outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos. Assim este é capaz de detectar os impostores que entram na própria Igreja nominal de Cristo. Eles entraram naquela ocasião, e eles continuarão a entrar até o fim.

 

10b-11. E a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Quaisquer que sejam os nossos dons que como igreja ou como indivíduos possam ter, todos eles vêm do mesmo Espírito. Isso deve tender a promover a unidade entre nós. Vamos todos seguir o dom que temos à mão, o qual nos foi dado, e o Espírito o operou. Sintamos que somos como canais ligados a uma fonte e, portanto, como tudo de bom que possamos transmitir vem de uma única fonte, vamos dar toda a honra e glória por isto ao Espírito de Deus, de quem eles vêm.

 

12. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Isso quer dizer, o Cristo visível, a Igreja de Cristo. Somos membros do Seu corpo místico. Ele é a cabeça, mas todos os que são vivificados pelo Espírito de Deus são um com Ele.

 

13-14.Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Pela maneira em que algumas pessoas agem, você pode quase imaginar que o corpo era um único membro e que o único membro era uma língua, mas não é assim. Deus nunca pretendeu que na assembleia todos deveriam falar. Deixe falar aqueles a quem Ele deu o poder de falar. Ele não estabelece todos os fardos sobre uma costa; que cada homem suporte o fardo pessoal que Deus colocou sobre suas costas.

 

15. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? Onde está você, querido filho de Deus, que está na posição do pé? Você tem se comparado com algum Cristão eminente que fez muito no serviço de seu Mestre? E você já se perguntou tristemente: “por que não posso fazer o que ele faz? eu sou apenas um pobre pé, sempre tocando o chão, muitas vezes mancando e frequentemente com necessidade de ser lavado”. Bem, suponho que você poderia ser feito uma mão, poderia ser um ganho para você em alguns aspectos, mas poderia ser uma perda para o resto do corpo. Seria certamente uma perda para qualquer um de vocês, se seus pés fossem transformados em mãos, porque vocês precisam de pés! E a Igreja, que é aqui chamada pelo nome de Cristo, precisa de seus pés, tanto quanto ele precisa de suas mãos. A misericórdia é que mesmo se você tem em sua ansiedade (talvez eu devesse dizer, em sua incredulidade) dito: “porque não sou mão, não sou do corpo”, não importa o que você disse, pois isso não altera o fato! “Não serei por isso do corpo?”. Claro que sim, ele ainda é do corpo, seja lá o que ele diga!

 

16. E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? De maneira nenhuma! O ouvido tem sua finalidade adequada a cumprir. Ele é projetado para um serviço especial no corpo que nenhum outro membro pode realizar. Nunca devemos nos comparar entre nós e desejar ser outra pessoa. Você é ruim o suficiente como você é, caro amigo, mas você provavelmente seria muito pior se você fosse outra pessoa. Você pode pensar que você é um ouvido muito pobre, mas seria, decididamente, um olho muito pior. Mesmo que o seu ouvido seja deficiente de audição, pode, pelo menos, ouvir melhor do que ele pode ver! Ele pode fazer o seu próprio trabalho melhor do que ele poderia fazer o trabalho de qualquer outro membro do corpo, e você também pode, como membro do corpo místico de Cristo.

 

17-18. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. Essa é a melhor regra para cada parte do nosso corpo: “como [Ele] quis”. Poderia algum de vocês sugerir um lugar melhor para os seus olhos do que onde eles estão? Nós lemos a velha fábula pagã de um gigante que tinha um olho no meio da testa, e sempre que eu tenho visto o seu retrato esboçado por fantasia, eu senti, imediatamente, que não houve melhora sobre a face humana! Não, os olhos são melhores onde eles estão, e assim os ouvidos, e assim sucessivamente a boca. Eles são todos melhor colocados exatamente onde eles estão. Então, você, meu irmão ou minha irmã, é melhor onde você está, evidentemente se você está no lugar onde Deus pretendeu que você esteja.

 

19. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Não haveria nenhum corpo!

 

20-21. Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Você sabe quão rapidamente a mão está pronta a ir até o olho quando ele está em perigo. Você não tem que esperar para dizer-lhe o que fazer, mas em um instante, a mão o cobre, pois não há um sentimento entre os membros de um mesmo corpo. “O olho não pode dizer à mão: não tenho necessidade de ti”. E a mão nunca sente que pode deixar o olho cuidar de si mesmo, ela está pronta para protegê-lo imediatamente.

 

21-23. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; e os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela. Eles são cobertos e escondidos e por isso levam mais problemas com eles do que com outras partes do nosso corpo.

 

24. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela. Aqui está uma lição para nós no que diz respeito à comunhão da igreja, sempre devemos mais atenção àqueles que são os menos visíveis, e ser mais gentis com aqueles que necessitam de mais ternura. Você sabe que há alguns de nossos membros companheiros que não são tudo o que gostaríamos que fossem. Nós acreditamos que eles são filhos de Deus, mas eles são, de alguma forma ou de outra, “cortados na cruz”. Eles são rabugentos e fracos de muitas maneiras. Agora, devemos tentar, tanto quanto pudermos, nos adaptar a eles. Se você já teve uma gota muito seriamente atacada, você sabe que se uma pessoa anda pela sala em demasia, você sente isso.

 

Você, portanto, diz ao seu pai, quando ele está assim posto de lado: “Você não pode esperar que eu tome conhecimento de uma coisa como essa?”. Nem seria tão cruel a ponto de dizer a ninguém: “Se ele tem um pé com artrite, eu não posso ajudá-lo e eu pisarei nele de vez em quando”. Não, você não é tão brutal assim! Então, se há um membro do corpo que é mais sensível do que o restante, e especialmente se essa sensibilidade é o resultado de doença, vamos tentar ministrar a ele, tanto quanto nos for possível. Vamos dar “muito mais honra ao que tem falta dela”.

 

25a. Para que não haja divisão no corpo. Isto é, não dividido, sem rasgar o corpo.

 

26b. mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Tenho medo de que esta segunda metade do versículo se refere a um direito que é mais negligenciado do que é o outro. É uma coisa mais fácil sofrer com os que sofrem do que é se alegrar com os que se alegram. E vou dizer-lhe porque é assim, porque ao dar a compaixão para aqueles que sofrem, você tem algum senso de dignidade. Condescendência é muitas vezes uma espécie de orgulho, mas quando um irmão está melhor do que você, quando ele tem mais talento que você tem, quando ele é mais bem sucedido do que você, que você vá e se alegre com ele e seja tão feliz como se tudo fosse a sua própria alegria, sim, entrar na sua alegria, e dizer: “graças a Deus, meu irmão, pela sua prosperidade! Gostaria de aumentá-la se eu pudesse, pois eu sinto que eu sou um participante com você!” — Ah, isto precisa de grande graça. Assim é que Deus continuamente nos dá mais graça e nos livra de tudo, como a inveja, que é de Satanás, e, no entanto, isso é muito comum mesmo entre os Cristãos professos!

 

27-31. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos? Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

 

1 Coríntios 13:1-3. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. Deus nos conceda graça, então, para que abundemos nesta mais excelente graça de uma verdadeira vida Cristã, que é infinitamente mais importante do que os dons mais elevados ou talentos mais notáveis que o próprio Deus pode conceder-nos!