Uma Exposição de Oséias 14, Por C. H. Spurgeon
Verso 1a. Converte-te, ó Israel, ao SENHOR teu Deus. “Bendizei o Seu nome, pois Ele ainda é o seu Deus! Por mais que você tenha apostatado, você não perdeu o seu direito de reivindicá-lo como Seu Deus, pois Ele é seu eternamente por uma promessa fixa. E porque Ele ainda é o seu Deus, a Sua benignidade eterna o atrai a voltar a Ele”.
1b. porque pelos teus pecados tens caído. “Você perdeu os seus confortos, você se tornou miserável criatura desprezível. Você caiu por sua iniquidade, esta é a véspera de todo o mal, o pecado é a semente de toda a sua ruína! Livre-se dele e você terá em breve o seu conforto de volta”.
2a. Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Veja, ele coloca as palavras em sua boca, como se Ele se sentisse persuadido se você dissesse: “Senhor, eu não posso fazer uma oração aceitável”, Ele faz uma para você, que têm se desviado muitíssimo, e tem por longo tempo se extraviado, você não tem nenhuma desculpa: “convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe”.
2b. Tira toda a iniquidade, e aceita o que é bom; e ofereceremos como novilhos os sacrifícios dos nossos lábios. “Nossa gratidão Te dará tal sincero louvor que não será como o sacrifício delgado do judeu, quando oferecia as rolas ou os pombinhos, mas lhe daremos do nosso louvor como saudável sacrifício tal como quando o devoto israelita trazia o novilho, o melhor de seus animais para serem oferecidos sobre o altar do seu Deus. Semelhantemente, vamos oferecer-Lhe os bezerros de nossos lábios”.
3a. Não nos salvará a Assíria. Desviado, você foi colocar a sua confiança em qualquer lugar, a não ser em Deus, na esperança de encontrar conforto no mundo e no pecado? Então faça esta confissão: “Não nos salvará a Assíria”.
3b. Não iremos montados em cavalos. Estes eram a confiança dos egípcios, e os israelitas em vão tentaram imitar seus vizinhos poderosos e ricos. Portanto, não vamos colocar a nossa confiança na força da cavalaria.
3c. E à obra das nossas mãos já não diremos mais: Tu és o nosso deus. Feliz é o homem que se desvia de todos os ídolos e confia somente em Deus! É uma marca de retrocesso muita sombria, quando começamos a fazer de nossos negócios, nossas famílias, nossos prazeres e nossa saúde física os objetos de tal consideração que praticamente lhes dizemos: “Vós sois nossos deuses”.
3d, 4. porque por ti o órfão alcança misericórdia. Eu sararei a sua infidelidade, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles. Eternamente se afastou a ira através da completa expiação e propiciação de Jesus Cristo!
5a. Eu serei para Israel como o orvalho. O orvalho é dom de Deus e assim é a graça Divina! O orvalho cai silenciosamente, mas copiosamente, e orvalha tanto a folha quanto a raiz suficientemente. “Eu serei para Israel como o orvalho”, é uma promessa para o homem de fé, o homem de oração, o homem que pode suportar a prova: “Eu serei para Israel como o orvalho”.
5b. Ele florescerá como o lírio. É o “narciso”, no original, o narciso amarelo no Oriente surge depois de um orvalhar, onde você não poderia ter percebido nada antes. No entanto, há a ideia de fragilidade neste, por isso é compensado pelo próximo.
5c. E lançará as suas raízes como o Líbano. Depois de ter crescido para cima, você deve crescer para baixo, e crescer para baixo, embora possa não ser tão agradável, é tão excelente como o crescimento para cima, de modo que a promessa para você é: “Ele florescerá como o lírio, e lançará as suas raízes como o Líbano”.
6a. Estender-se-ão os seus galhos. Isto é crescer lateralmente. Portanto, o crente espalha seus ramos de profissão pública e testemunho, depois de ter-se enraizado profundamente na fé e tendo crescido em amor a Deus! Então ele começa a espalhar sua sombra sobre os filhos dos homens, dizendo:
“Para os pecadores ao redor,
Que querido Salvador ele encontrou.”
6b. E a sua glória será como a da oliveira. Isto consiste basicamente em sua fecundidade. É sempre a mais bela oliveira a que tem mais frutos. Assim, o Cristão frutífero terá a beleza da oliveira. Além disso, o azeite está sempre fresco e a beleza do Cristão é de um tipo que nunca se desvanece. Há um velho ditado: “A beleza logo se desvanece”, mas isso não significa a beleza do Cristão, pois esta nunca se desvanece, nem na vida, nem na morte, nem na eternidade!
6c. E sua fragrância como a do Líbano. Ou seja, a santa influência de sua vida e conversa deve ser tão perfumada para Deus e os homens como são os perfumes exalados pelas doces flores sobre os lados do Monte Líbano.
7a. Voltarão os que habitam debaixo da sua sombra. Seus filhos, seus servos e sua congregação serão abençoados por sua influência graciosa. Como da árvore Upas cai veneno mortal, semelhantemente da árvore da Graça em um Cristão cai gotas de vida sobre as almas mortas!
7b. Serão vivificados como o trigo. Que de repente surge no Oriente após o cair da chuva.
7c. E florescerão como a vide. Os ramos devem, por sua vez tornarem-se frutíferos.
7d. A sua memória será como o vinho do Líbano. Nossos familiares e as famílias devem ser tão bem-ordenados que não somente nós, pessoalmente, mas todos em nossa casa tenham uma influência celestial, um aroma abençoado a todos ao nosso redor.
8a. Efraim dirá: Que mais tenho eu com os ídolos? Deixemos esta questão também circular em nossas fileiras, “que mais tenho eu com os ídolos? Eu, que sou comprado com o precioso sangue de Jesus? Eu, que sou chamado pelo nome de Jesus? Eu, que fui batizado na Santíssima Trindade, o que eu tenho mais com os ídolos?” Você pode fazer um ídolo de seu filho ou filha. Você pode fazer um ídolo daquela sua casa ou jardim. Você pode fazer um ídolo do seu negócio ou profissão. Não faça isso, peço-te, mas diga assim: “Que mais tenho eu com os ídolos?”
8b. Eu o tenho ouvido, e cuidarei dele; eu sou como a faia verde. Aquilo é o que diz Efraim, e isso é o que Deus diz.
8c. De mim é achado o teu fruto. Nós nunca somos tão frutíferos como quando derivamos todo o nosso fruto de Deus! Nós sempre brilhamos na luz emprestada e somos sempre fecundos em uma fecundidade emprestada.
9a. Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do Senhor são retos. Será que o seu espírito murmura dizendo que estes não estavam certos? Por que você tem tido alguma tribulação dolorosa, o seu espírito murmurante diz que eles não são retos? Eles são seguramente retos e você verá isso é assim, um dia! “Os caminhos do Senhor são retos”.
9b. E os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão. Mesmo nos bons caminhos de Deus, os transgressores não podem permanecer, eles caem, mesmo quando eles tentam louvar a Deus, ou orar a Ele; e isto é uma triste prova da profunda depravação do homem, que, mesmo quando ele está envolvido na adoração a Deus, a coisa que é em si mesma boa, torna-se desagradável a Deus por causa do pecado que certamente é misturado com ela!