A Escória é Removida
“E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus.” (Zacarias 13:9)
A graça nos transforma em metais preciosos, em seguida, o fogo e a fornalha seguem como uma consequência necessária. Isto já aconteceu conosco? Será que preferiríamos ser considerados sem valor, para que pudéssemos desfrutar de descanso, como as pedras da rua!? Isso seria escolher a pior parte — como Esaú preferiu o guisado e desistiu de sua porção da aliança. Não, Senhor; com prazer preferimos ser lançados na fornalha, em vez de ser lançados fora da Tua presença!
O fogo apenas refina; não destrói. Devemos passar pelo fogo, não ser deixados nele. O Senhor valoriza o Seu povo como a prata, e, portanto, Se esforça para limpá-los, removendo a sua escória. Se formos sábios, vamos sim aceitar o processo de refinamento, em vez de recusá-lo. A nossa oração será que a nossa escória seja tirada de nós, em vez de sermos retirados do crisol.
Ó Senhor, Tu nos provas de fato! Estamos prontos para derreter sob o ardor da chama. Ainda assim, esse é o Teu caminho, e o Teu caminho é o melhor. Sustenta-nos sob a tribulação e chegaremos ao fim do processo de nossa purificação, e nós seremos Teus para sempre.