❝ Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso❞. (Hebreus 4:3)
Entramos em repouso, cessando de nossas próprias obras e repousando sobre as de Cristo; de acordo com as palavras: “Pois aquele que entrou em seu descanso também cessou de suas próprias obras, assim como Deus o fez”. Agora, quando você puder repousar completamente na obra consumada do Filho de Deus, e crer com fé viva que os seus pecados foram postos sobre a Sua cabeça, que Ele os carregou em Seu corpo no madeiro, que Ele o lavou em Seu precioso sangue, o revestiu de Sua justiça e está o santificando pelo Seu Espírito e graça, então você pode descansar. Há algo aqui firme e sólido para a consciência descansar.
Enquanto a lei troveja, enquanto Satanás acusa, enquanto a consciência condena, não há descanso. Mas você pode descansar onde Deus repousa. Deus descansa em Seu amor; na obra consumada do Seu Filho amado; na perfeição da humanidade de Cristo; em Seu cumprimento de todos os seus compromissos pactuais; na glorificação da Sua santa lei; na satisfação de Sua justiça; na harmonização de todos os Seus atributos; na revelação da Sua graça e da Sua glória aos filhos dos homens; porque Ele é o Seu Filho amado, em quem o Pai Se compraz.
O tabernáculo no deserto, e depois o templo no monte Sião, eram um tipo da humanidade pura e santa do Senhor Jesus. Ali Deus descansou de maneira visível por uma nuvem sobre o propiciatório, chamado pelos escritores judeus de Shekiná. Este, portanto, era o lugar de Seu descanso, enquanto falava: “Pois o Senhor escolheu Sião; ele o desejou para sua habitação. Este é meu descanso para sempre – aqui habitarei; pois o desejei” ( Salmo 132:13-14).